Informe SindsegSC

Capital Intelectual | Antônio César Goulart Mendes

17 de Abril de 2012
www.sindsegsc.org.br | assessoria@sindsegsc.org.br



Antônio César Goulart Mendes atua no mercado de seguros há 30 anos e acumula diversos feitos em sua carreira.

O profissional que atualmente é gerente da HDI Seguros em Criciúma, já foi coordenador do Grupo de Trabalho de Criciúma do SindsegSC por três anos e mediou o Painel sobre Mudanças Climáticas realizado pelo SindsegSC na cidade em 2011.

Nesta entrevista ao Capital Intelectual, César analisa a mudança do mercado de seguros, os temas mais importantes do mercado atualmente, e ainda nos conta um pouco mais sobre sua carreira.



Capital Intelectual: Há quanto tempo o senhor atua no mercado de seguros? Como começou e porque ingressou nesse mercado?

Antônio César Goulart Mendes: Estou no mercado desde 15 de janeiro de 1982, portanto, em 2012, completei 30 anos de dedicação e comprometimento ao mercado em seguros. A oportunidade de trabalho veio como convite de um cidadão já falecido e que tive a oportunidade de conhecer num almoço institucional. Ele era inspetor de produção na cidade de Lages/SC e tinha a necessidade de contratação de um funcionário. Há época, a região serrana não tinha mais que meia dúzia de corretores .

 

Capital Intelectual: Quais são, na opinião do senhor, os principais requisitos para se atuar no mercado de seguros? Que aspecto é destaque para seguir nesta carreira.

Antônio César Goulart Mendes: Fundamentalmente ter habilidade para lidar com pesssoas, além de um conhecimento amplo e detalhado do mercado. Atitudes próativas e conduta reta são características essenciais para uma carreira de sucesso no mercado.

 

Capital Intelectual: Fazendo uma análise do mercado de seguros, qual tema atual o senhor acha importante comentar, e por quê?

Antônio César Goulart Mendes: O mercado de seguros contribui de forma importante para o crescimento econômico, fornecendo aos consumidores e empresas proteção contra eventos danosos. Mas considero também que o mercado deveria aproveitar a tendência de crescimento e se conectar com um pouco mais com a responsabilidade social, pois considero esse tema uma estratégia que pode trazer benefícios para o mercado quando desenvolvida adequadamente. Penso que o mercado, além de gerar riquezas deveria também gerar qualidade de vida, até por que o mercado de seguros também está inserido dentro de um ambiente social.

Antônio César Goulart Mendes

Antônio César Goulart Mendes

Gerente Filial Criciúma da HDI Seguros
 

  • Esporte: Futebol
  • Lugar que gostaria de conhecer: A região dos Pirineus, na França, pelo seu misticismo
  • Exemplo de vida: Meu pai e minha mãe, sem sombra de dúvida!
  • Livro: "Nada de Novo no Front". Esse livro é um belo romance anti-guerra
    Filme: Gosto muito de dois filmes: "O Expresso da Meia Noite" e "Cocoon"
    Música: Todas dos gêneros blues e country
  • Frase: "Um homem para ser completo precisa ser educado, estudioso, verdadeiro, firme e possuir espírito público." (Anônimo)
  • Um sonho: O realizado
  • Um dia perfeito: Aquele dedicado exclusivamente à família
    Um guru: Meu pai
    Outro ponto que gostaria de destacar: Gostaria de agradecer a oportunidade promovida pelo SindsegSC através deste programa, onde podemos compartilhar com amigos e colegas de mercado um pouco de nossa intimidade e reforçar os laços de amizade que nos unem, através de idéias e conceitos próprios de cada um, e que, também de certa forma, contribuem principalmente com aqueles que estão iniciando uma nova carreira nesse promissor mercado.

 

 

Capital Intelectual: Como o senhor classifica a atuação do SindsegSC no mercado segurador de Santa Catarina?

Antônio César Goulart Mendes: No meu ponto de vista o SindsegSC atua de uma forma totalmente diferenciada de qualquer instituição sindical que conheço, pois proporciona serviços não só as suas associadas, mas também com importantes ações visando o bem estar social da comunidade em que atua.

 

Capital Intelectual: O senhor já foi coordenador do Grupo de Trabalho de Criciúma em 2006, 2007 e 2009, portanto, como o senhor avalia a mudança do mercado de seguros e conseqüentemente a atuação do Grupo nos últimos anos?
Antônio César Goulart Mendes:
Mudanças são algo intrínseco nas nossas vidas e não poderia ser diferente no mercado de seguros. O que determina uma mudança é o ambiente que se apresenta. Eu penso que a mudança no mercado foi necessária, porém, mais pronunciada que complexa. No que tange a atuação do Grupo de Trabalho a alternância na coordenação propicia um envolvimento maior do grupo fazendo com que possamos exercitar nossa capacidade laboral em prol do mercado.

 

Capital Intelectual: Como foi para o senhor mediar o Painel de Mudanças Climáticas em Criciúma ano passado?
Antônio César Goulart Mendes: Foi uma experiência prazerosa, onde pude interagir com um grande numero de pessoas formadoras de opinião.

 

Capital Intelectual: Em sua opinião, o que pode ser feito para aprimorar as atividades do setor de seguros em Santa Catarina?
Antônio César Goulart Mendes: Essa ideia de aprimoramento já vem sendo feita com muita competência por parte das pessoas envolvidas com o SindsegSC. Todos os setores de nosso mercado é que devem propiciar a estas pessoas a continuidade de seus trabalhos frente a essa instituição importante.

 

Capital Intelectual: O senhor recorda alguma história pitoresca ou emocionante que vivenciou durante o tempo em que trabalha nesse mercado?

Antônio César Goulart Mendes: Plagiando Roberto Carlos eu diria que “são tantas as emoções”! Mas de emoção em emoção se constrói o dia a dia no mercado e é isso que faz com que estejamos a tanto tempo na mesma atividade. Mas o que me traz mais satisfação é compreender que funcionamos “mais ou menos” como um anjo da guarda das pessoas, ao contribuir para amenizar as suas perdas pessoais ou materiais.

 

Capital Intelectual: Há alguma história da sua infância ou adolescência que o senhor gostaria de compartilhar?

Antônio César Goulart Mendes: Uma passagem que sempre lembro com carinho pois envolvia diretamente uma bronca enorme de minha saudosa mãe. Eu tinha 12 anos e praticava o escotismo. Naqueles tempos sem a violência de hoje, era possível a autorização dos pais para acampamentos nos finais de semana em locais ermos, distantes, subindo e descendo montanhas. Ocorre que havia ganhado dela um par de “kichutes” e numa dessas idas para um acampamento choveu muito e molhou o meu tênis. Chegando à nossa “casa de campo”, com um fogo aceso, coloquei-o para secar e fomos nos banhar num rio próximo, e ao retornar, percebi que um pé do tênis havia queimado totalmente. Retornei para minha casa calçando somente o pé que havia queimado parcialmente, esperando talvez até uma bronca “menos” contundente, pois conhecia as dificuldades financeiras de uma família de doze pessoas. Para minha surpresa minha mãe me olhou-me com carinho e disse que não havia problema e que no dia seguinte compraria outro par de tênis para mim.
Nessa historia ficou a lição de que prejuízos materiais advindos de uma prática saudável e que no futuro irá contribuir com a nossa formação moral é irrelevante e minha querida mãe sabia muito bem disso.
 

Capital Intelectual: Quando não está no trabalho, qual a sua atividade favorita?

Antônio César Goulart Mendes: Gosto muito de estar junto da família e também rodeado por amigos. Essas atividades nos trazem uma tranquilidade e uma paz de espírito necessárias a um bom retorno ao trabalho.
 

 

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina

 

Allianz Seguros S.A
Azul Companhia de Seguros S.A
Bradesco Auto/RE
Confiança Companhia de Seguros
Generali Brasil Seguros
HDI Seguros S.A
Itaú Seguros de Auto e Residência S.A
Itaú Seguros S.A.
Liberty Seguros S.A
Mapfre Seguros S.A
Nobre Seguradora do Brasil S.A
Porto Seguro Cia. de Seg. Gerais
Previsul Seguradora
Seguradora Líder Cons. Seguro DPVAT S.A
SulAmérica Cia. Nac. de Seguros
Tokio Marine Seguradora S.A
Yasuda Marítima Seguros
Zurich Brasil Seguros
SindsegSC - Rua XV de Novembro, 550 - Sala 1001 - CEP 89010-901 - Blumenau/SC - (47) 3322-6067