Informe SindsegSC

Capital Intelectual | Cesar Mahl

19 de Setembro de 2012
www.sindsegsc.org.br | assessoria@sindsegsc.org.br


Cesar Mahl atua no mercado segurador há mais de 14 anos, e é membro da Comissão de Automóveis do SindsegSC

Nesta entrevista ao Capital Intelectual, Cesar analisa diversas questões do mercado de seguros, e comenta como o atual cenário econômico do Brasil traz uma ampla possibilidade de crescimento para o mercado de seguros

Leia o Capital Intelectual e conheça mais sobre a trajetória pessoal e profissional desta personalidade que agrega valor ao mercado!
 

Capital Intelectual: Há quanto tempo o senhor atua no mercado de seguros? Como começou e porque ingressou nesse mercado?

Cesar Mahl: Atuo no mercado segurador a pouco mais de 14 anos. Comecei como auxiliar de escritório atuando no faturamento de plano de saúde de uma seguradora. Depois fui convidado para atuar na área técnica de emissão de automóveis e mais tarde na área comercial.

Capital Intelectual: Qual a sua formação acadêmica?
Cesar Mahl: Superior em Gestão Comercial pela UNINTER – PR (Universidade Internacional do Paraná).

Capital Intelectual: Quais são, na opinião do senhor, os principais requisitos para se atuar no mercado de seguros? Que aspecto é destaque para seguir nesta carreira?

Cesar Mahl

Cesar Mahl

Gerente Comercial Jr. da Zurich Seguros em Blumenau
 

  • Esporte: Futebol
    Lugar que gostaria de conhecer: Fernando de Noronha
    Exemplo de vida: Jesus
    Livro: "O Monge e o Executivo" - James C. Hunter
    Filme: O Auto da Compadecida
    Música: Sertaneja
    Frase: "Faça um cliente, não faça uma venda" (Katherine Barchetti)
    Um sonho: Comprar uma casa
    Um dia perfeito: A família toda reunida       
     

Cesar Mahl: Determinação, persistência, empatia e ética são requisitos importantes para atuar como profissional de seguros. O amor pela profissão é certamente um dos aspectos que mais contribui e auxilia para continuar trabalhando no mercado segurador.

Capital Intelectual
: Fazendo uma análise do mercado de seguros, qual tema atual o senhor acha importante comentar, e por quê?

Cesar Mahl: O atual cenário econômico brasileiro e as reais possibilidades de crescimento do mercado segurador são sem dúvida um dos temas mais abordados atualmente. Com a melhora da economia brasileira temos visto uma crescente evolução das classes sociais, destaque para a classe C que será umas das fatias mais importantes para impulsionar o crescimento do setor nos próximos anos. Outros fatores que merecem atenção são os eventos esportivos de 2014 e 2016 e o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). Certamente nosso setor terá um significativo aumento do PIB, podendo em poucos anos mais do que dobrar os atuais 5%.
 

Capital Intelectual: Qual é o maior desafio da Comissão de Automóveis? Quais aspectos o senhor destaca da Comissão ?

Cesar Mahl: Um dos maiores desafios da comissão de automóvel é levar conhecimento ao público segurador através de palestras focadas em temas atuais e de interesse solidário.
 

Capital Intelectual: Como o senhor classifica a atuação do SindsegSC no mercado de seguros em Santa Catarina?

Cesar Mahl: A atuação do SindsegSC no mercado catarinense é sem dúvida primordial para a disseminação do conhecimento e desenvolvimento do setor como um todo. Atuando através de vários grupos de trabalho e comissões com o propósito de levar conhecimento para diversas regiões do estado. Palestras, ações sociais, ações educativas são sem dúvida a marca das comissões.
 

Capital Intelectual: Em sua opinião, o que pode ser feito para aprimorar as atividades do setor de seguros em Santa Catarina?

Cesar Mahl: Na minha opinião, a formação contínua dos profissionais do setor é sem dúvida um dos alicerces primordiais para o desenvolvimento da atividade de seguros no estado e no país.
 

Capital Intelectual: O senhor recorda alguma história pitoresca ou emocionante que vivenciou durante o tempo em que trabalha nesse mercado?

Cesar Mahl: Aconteceu com meu pai, sua profissão é motorista, hoje já aposentado, mas ainda continua exercendo a profissão. Em todos estes anos nunca se envolveu em acidente que fosse culpado. Ano passado adquiriu um veículo mais novo e resolveu fazer um seguro. Ainda brincamos, disse que seria muito difícil acontecer algo, primeiro por ele residir no interior, onde o fluxo de veículos é muito menor, segundo por ele conhecer cada curva das ruas que transita diariamente e terceiro por toda experiência adquirida em toda sua vida. Pois bem, ironicamente mal tinham se passado 30 dias do início de vigência do seu primeiro seguro feito em sua vida, eis que acabou interceptando um terceiro num cruzamento. Que ironia do destino. Felizmente ninguém se feriu, apenas danos materiais. Até hoje ele se envergonha do ocorrido. Aprendemos com esta história que os acidentes não escolhem dia, nem hora, nem pessoas e nem lugar para acontecer, eles simplesmente acontecem, quem sabe por isto que chamamos de "sinistro".
 

Capital Intelectual: Há alguma história da sua infância ou adolescência que o senhor gostaria de compartilhar?

Cesar Mahl: Era véspera de natal, tinha 3 ou 4 anos, a figura do Papai Noel para mim era sem dúvida verdadeira. Na comunidade onde morava era hábito reunir a criançada na frente do clube, esperar a chegada do Papai Noel e receber presentes. Seria a primeira vez que eu pegaria sozinho o presente diretamente de suas mãos. Mesmo com todo medo do mundo ele me chamou e fui lá. Já via em suas mãos um caminhão de brinquedo que seria entregue para mim. Quando ele se abaixou para me entregar, caiu o chapéu dele em cima de mim. Até hoje não lembro se peguei o presente. Chorava em prantos e na volta para casa, no colo do meu pai, disse que queria matar o Papai Noel com um facão. Pois bem, mal estava em casa e passado o primeiro susto, eis que alguém bate na porta, pediram para eu atender e quando abro a mesma me deparo novamente com o Papai Noel furioso querendo saber quem era o menino que queria matá-lo, pensem no desespero de um ser [risos]. Depois daquele dia, fiquei matutando por muitos anos tentando entender como ele sabia que eu tinha dito aquilo para meu pai...Hoje eu sei!


Capital Intelectual: Quando não está no trabalho, qual a sua atividade favorita?

Cesar Mahl: Curtir minha filha e tomar chimarrão com a minha esposa.


Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina
 

 

Allianz Seguros S.A
Azul Companhia de Seguros S.A
Bradesco Seguros
Confiança Companhia de Seguros
Generali Brasil Seguros
HDI Seguros S.A
Itaú Seguros de Auto e Residência S.A
Itaú Seguros S.A.
Liberty Seguros S.A
Mapfre Seguros S.A
Nobre Seguradora do Brasil S.A
Porto Seguro Cia. de Seg. Gerais
Previsul Seguradora
Seguradora Líder Cons. Seguro DPVAT S.A
SulAmérica Cia. Nac. de Seguros
Tokio Marine Seguradora S.A
Yasuda Marítima Seguros
Zurich Brasil Seguros
SindsegSC - Rua XV de Novembro, 550 - Sala 1001 - CEP 89010-901 - Blumenau/SC - (47) 3322-6067