Capital Intelectual: Quais são, na opinião do senhor, os principais requisitos para se atuar no mercado de seguros? Que aspecto é destaque para seguir nesta carreira?
Fabio Vanz Borges: Entendo que a capacidade de construir relacionamentos de longo prazo e a facilidade de adaptação as mudanças impostas pelo mercado de seguros são características fundamentais para que um comercial de seguradora se destaque e permaneça atuante no mercado de seguros.
Capital Intelectual: Fazendo uma análise do mercado de seguros, qual tema atual o senhor acha importante comentar, e por quê?
Fabio Vanz Borges: Acho que entender o motivo das grandes variações de frequência de sinistros de automóvel que vem ocorrendo no Brasil é um importante desafio a ser superado pelas seguradoras. Renovar apólices sem grandes oscilações de preço, trará benefícios para segurados, corretores de seguros e securitários.
Capital Intelectual: Como membro da diretoria do SindsegSC, como o senhor avalia a atuação da entidade em Santa Catarina?
Fabio Vanz Borges: Existe uma gerência competente e muito focada nos interesses da categoria, cinco Comissões, com objetivo de manter um ambiente ético, estudar os diversos ramos, avaliar ações e discutir tendências, formadas por securitários e coordenadas por diretores do SindsegSC. Securitários se reúnem em quatro Grupos de Trabalho, nas diversas regiões de SC, formando uma extensão do trabalho realizado na sede de Blumenau. Além de realizar painéis, palestras, campanhas de conscientização, dentre outras ações. Faço parte do Conselho Fiscal, Comissão de Automóveis e Comissão de Ética do SindsegSC. Na minha opinião, o SindsegSC trabalha e se dedica à melhorar o mercado de seguros do nosso Estado.
Capital Intelectual: Quais temas do mercado de seguros merecem mais atenção atualmente, e quais o senhor acredita que terão mais relevância nos próximos anos?
Fabio Vanz Borges: Vejo o movimento de vendas on line como uma nova oportunidade no mercado de seguros brasileiro. As seguradoras precisarão criar produtos com características “clique aqui” para atender as expectativas desses consumidores. A forma de abordagem aos clientes com esse perfil também será diferente da que conhecemos e praticamos.
Existem vários rumores não oficiais sobre vultuosos investimentos feitos por sites especializados em busca desses clientes. As seguradoras terão um papel importante na criação de ferramentas que permitam aos seus corretores parceiros, participar desse mercado com investimentos aceitáveis. Assim como a melhora na renda do brasileiro permitiu o crescimento sustentável dos sites de compra de produtos on-line e das tradicionais redes de lojas de varejo existentes, o aumento na participação do seguro no PIB Nacional me faz acreditar que a venda consultiva de produtos e serviços oferecidos pelos Corretores de Seguros “conviverá” com a venda dos produtos disponível na Internet.
Capital Intelectual: Em sua opinião, o que pode ser feito para aprimorar as atividades do setor de seguros em Santa Catarina?
Fabio Vanz Borges: Ações para conscientizar a população quanto a prevenção de acidentes e a importância do seguro para a sociedade, devem continuar na pauta do SindsegSC.
Capital Intelectual: O senhor recorda alguma história pitoresca ou emocionante que vivenciou durante o tempo em que trabalha nesse mercado?
Fabio Vanz Borges: Ver seus atos serem dignos de reconhecimento de segurados e corretores é algo que emociona qualquer securitário que valoriza sua profissão. Nesse sentido, dois momentos foram marcantes na minha carreira: Durante alguns anos, o Sincor-SC promoveu, através do voto, entre os corretores de seguros a eleição do melhor segurador de cada região do Estado. Em 2004, os corretores do Oeste Catarinense me presentearam com esse mérito.
Em setembro de 2009, precisei implantar um plano de contingência para atender as ocorrências de sinistro resultantes da passagem de um tornado pelo município de Guaraciaba. Com uma equipe mista formada por peritos, área comercial e corretores de seguros, regulamos e indenizamos mais de 250 sinistros em 4 dias.
Capital Intelectual: Quando não está no trabalho, qual a sua atividade favorita?
Fabio Vanz Borges: Sempre que tenho oportunidade, viajo com minha esposa Cleide e minhas filhas Fernanda e Patricia. Sem dúvida nenhuma, essa é a minha atividade favorita.
Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina