1 – Qual foi a sua primeira experiência com o mercado de seguros? Por que optou por essa área? |
Meu primeiro emprego com registro em carteira foi aos 16 anos, em 1991. Na época, entreguei currículos em várias empresas, e por coincidência, meu futuro primeiro chefe morava próximo à minha casa. Um dia ele foi até lá, conversou comigo e com meus pais a respeito de uma vaga na Paulista Seguros, pois precisava de autorização devido à idade. Foi aí que comecei a trabalhar com seguros separando documentos (apólices) e despachando aos corretores. |
2 – Há quantos anos você atua na Liberty Seguros e participa das ações do SindsegSC? Há alguma outra atividade profissional que gostaria de mencionar? |
Faço parte do Grupo Liberty Seguros desde 2008. Iniciei minha carreira na companhia atendendo especificamente o canal Concessionária, pela marca Indiana Seguros. Atualmente sou gestora de negócios, atuando em todos os canais. Antes de ingressar nesse Grupo trabalhei por 10 anos em outra companhia do segmento, na área administrativa e comercial. Faço parte da Comissão Técnica de Automóveis no SindsegSC desde 2011. |
3 – O mercado de seguros é uma área muito ampla, quais são os aspectos que você mais se identifica? |
Nosso mercado é muito amplo e a cada dia identifico que os clientes têm necessidades específicas. Com a evolução da internet e as facilidades que ela oferece, nosso segurado se tornou mais exigente e consciente. Vejo que essa tendência trouxe mais competitividade para o mercado, ou seja, as seguradoras precisam se diferenciar, oferecendo cada vez mais um atendimento excepcional e um portfólio de produto completo para as necessidades dos clientes. |
4 – Qual a sua formação acadêmica? Em sua opinião, o mercado exige constante atualização dos profissionais? |
Me formei no ano de 2002 em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Em qualquer área de atuação, o profissional não pode parar no tempo. O mercado procura profissionais com sede de conhecimento e que possam contribuir com suas experiências e aperfeiçoamentos. Sempre que possível, participo de palestras, cursos e eventos relacionados ao mercado segurador, principalmente os promovidos pelo próprio SindsegSC. |
5 – Quais são os maiores desafios para atuar no mercado de seguros? Quais as principais mudanças ocorridas no seu período de atuação? |
Os maiores desafios do profissional de seguros são: o comprometimento com o mercado, atuação ética e constante capacitação. Atualmente, o papel do profissional de seguros é ser um consultor e proporcionar o melhor custo/benefício ao seu cliente. Acredito sem sombra de dúvidas que a evolução na informática foi o maior facilitador do mercado. Lembro que quando iniciei nesta área, o processo em si era mais demorado, pois dependíamos de uma máquina de datilografar para redigir uma carta de recusa ao corretor e ainda tínhamos que encaminhar ela formalmente via fax. Hoje com o e-mail você resolve uma pendência em minutos e tem confirmação de recebimento. |
6 – E como integrante da Comissão Técnica de Automóveis, sendo responsável pela ações educacionais, cursos e eventos qual o maior desafio? Que aspecto destaca desta comissão? |
A Comissão Técnica de Automóveis tem como desafio constante proporcionar ao mercado de seguros eventos que possam contribuir para melhores práticas e agregar conhecimento. O grupo procura sempre entender as necessidades atuais que nosso mercado exige, trabalhando no tema para buscar ações específicas. |
7 – Diante do crescimento do mercado segurador no Brasil nesses últimos anos, que ações as seguradoras vêm promovendo em prol da sociedade? Há algum trabalho de educação, responsabilidade social ou de sustentabilidade que queira destacar? |
As seguradoras vêm inovando constantemente seu portfólio de produtos e serviços para atender o cliente que a cada dia torna-se mais exigente. Em 2012, a Liberty Seguros definiu sua causa social como a mobilidade urbana e implementou o projeto de responsabilidade social chamado Sinal Livre, que tem o objetivo de difundir as boas práticas para estimular o engajamento e a conscientização das pessoas para uma locomoção mais segura. Desde o início mais de 500 jovens participaram diretamente do projeto, desenvolvendo e colocando em prática ações de conscientização em suas escolas e comunidades sobre a importância do tema. Já as ações de mobilização, como as intervenções artísticas nas faixas de pedestres, impactaram mais de 20 mil pessoas. Além disso, o Sinal Livre atua também com uma forte plataforma de disseminação e discussão do tema, criando em 2014 o 1º Prêmio Sinal Livre de Mobilidade Urbana, promovendo estudos proprietários como “Qual a sua cidade ideal?” e debates entre especialistas e influenciadores da temática. |
8 – Quais são os pontos positivos e os desafios em relação ao SindsegSC? O que você acha de nossa atuação em Santa Catarina? |
O SindsegSC é uma entidade engajada em ações voltadas não somente ao mercado segurador, pois além de trazer eventos que qualificam nossa classe, se envolve em ações sociais como a Campanha do Agasalho. Considero um Sindicato atuante não somente em Santa Catarina, pois servimos de exemplo e referência para outros estados. O papel do SindsegSC é muito forte na integração das seguradoras associadas, tendo a troca de experiências como uma ação constante. |
9 – O Sindicato realiza e promove ações de capacitação, consciência no trânsito, sustentabilidade, entre outras. Você acha que alguma dessas campanhas merece atenção especial? Você já participou de alguma delas? |
Acho que todas as ações promovidas pelo SindsegSC são importantes, muitas delas exigem trabalho constante, como a consciência no trânsito. São ações que influenciam em novas atitudes e que irão repercutir agora e futuramente na educação de pais e filhos. Hoje o SindsegSC atua fortemente nas escolas com a campanha “Trânsito Feliz e o Bê-a-Bá da Prevenção” conscientizando as crianças sobre o trânsito. |
10 – Qual foi o momento mais gratificante de trabalhar no mercado segurador? |
Há diversas situações em nosso cotidiano que podemos citar, então prefiro dizer que os momentos mais gratificantes são aqueles em que ajudamos nossos segurados a minimizarem seus prejuízos e viverem vidas mais tranquilas. Este é nosso papel no mercado. |
11 – Você recorda alguma história pitoresca que vivenciou durante o tempo em que trabalha nesse mercado? |
Nos deparamos com diversas situações, porém o que me recordo até hoje é quando fui fazer os testes para meu primeiro emprego. Na época, uma das habilidades que se exigia era saber datilografar, e eu havia feito o curso recentemente. Tinha que datilografar o texto em um determinado tempo em uma máquina elétrica. Como nunca havia utilizado uma destas, fiquei por alguns minutos tentando fazê-la funcionar e nada. Falei para a responsável que achava que a máquina estava estragada, e foi aí que ela pediu que eu ligasse o equipamento na tomada. Fiquei muito envergonhada, pois era algo simples. |