 | | Capital Intelectual | Sharlene de Miranda Kath | 25 de Abril de 2012 | |
| www.sindsegsc.org.br | assessoria@sindsegsc.org.br |
Sharlene de Miranda Kath trabalha no mercado de seguros há 13 anos e é participante da Comissão de Riscos Pessoais do SindsegSC
Nesta entrevista ao Capital Intelectual, Sharlene compartilhou sua opinião sobre diversos pontos do mercado de seguros.
Além disso, a Gerente da Tokio Marine ainda comentou a respeito do artigo sobre a Geração Y que está escrevendo.
Capital Intelectual: Há quanto tempo a senhora atua no mercado de seguros? Como começou e porque ingressou nesse mercado?
Sharlene de Miranda Kath: Estou no mercado de seguros há 13 anos, desde o meu primeiro emprego. Iniciei na Confiança Seguros, na época ainda era uma representação, onde fiquei por dois anos e sai para trabalhar na Liberty Paulista por mais dois anos. Em meados do ano de 2004 tentei sair do ramo para trabalhar numa empresa têxtil bastante conceituada na região, onde percebi que meu perfil mesmo era ser securitária. Neste mesmo ano voltei para o mercado, iniciando minha trajetória de 8 anos no Grupo Tokio Marine. Na época atuei na Real Seguros como assistente comercial, e um tempo depois da fusão com a Tokio Marine Seguradora, tive a oportunidade de atuar como Gerente Comercial de Vida do estado de SC, onde estou exercendo a função até hoje.
Capital Intelectual: Qual a sua formação acadêmica?
Sharlene de Miranda Kath: Sou formada em Administração Comércio Exterior (2006) pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, e pós-graduada em Mkt e Vendas (2012) pelo ICPG.
|
|
Sharlene de Miranda Kath
Gerente Comercial de Vida em Santa Catarina da Tokio Marine Seguradora
- Esporte: Vôlei, joguei muito na minha adolescência
- Lugar que gostaria de conhecer: Bahamas, no Caribe
- Exemplo de vida: Minha mãe
- Livro: Tem vários livros bons que li ou que ainda gostaria de ler, mas gosto de citar o livro "O Segredo" pois fez eu mudar completamente meu modo de pensar e me relacionar com meus objetivos
- Filme: Em Busca da Felicidade
- Frase: "Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas quem você é, você não é." Margaret Thatcher
- Um dia perfeito: Meu casamento
|
|
Capital Intelectual: A senhora está escrevendo um artigo sobre a Geração Y e os seus aspectos no mercado de trabalho. Como a senhora vê o impacto desta geração para o mercado de seguros?
Sharlene de Miranda Kath: A geração Y é composta por pessoas que nasceram entre os anos de 1978 e 1989 e apesar da pouca idade vem conquistando o mercado de trabalho e alcançando cargos de liderança. São pessoas que procuram equilibrar e valorizar seu tempo, e estão sempre acompanhando os avanços da tecnologia da informação, vislumbrando a excelência na sua função. Contudo, as empresas devem investir em treinamentos motivacionais e feedbacks constantes para que não haja conflito entre as demais gerações dentro da organização.
Capital Intelectual: Quais são, na opinião da senhora, os principais requisitos para se atuar no mercado de seguros? Que aspecto é destaque para seguir nesta carreira?
Sharlene de Miranda Kath: Ética, comprometimento, transparência, responsabilidade, determinação e bom relacionamento dentro do mercado.
Capital Intelectual: Fazendo uma análise do mercado de seguros, qual tema atual a senhora acha importante comentar, e por quê?
Sharlene de Miranda Kath: Um tema atual que considero importante é a Previdência Privada que vem crescendo a cada ano. Percebemos que essa mudança de cultura caminha ao encontro da nova geração, que se preocupa mais em garantir sua estabilidade financeira sem depender do governo.
Capital Intelectual: Como a senhora classifica a atuação do SindsegSC no mercado de seguros em Santa Catarina?
Sharlene de Miranda Kath: Considero de suma importância a atuação do sindicato no sentido de capacitação, pois estamos em constante aprendizado com profissionais da área em reuniões da comissão, por intermédio de palestras, panfletos, treinamentos, através de leituras de newsletter ou no próprio portal do SindsegSC. O que mais me chama a atenção por parte do sindicato é a pró-atividade e comprometimento dos responsáveis para que tudo isso aconteça da melhor maneira possível.
Capital Intelectual: Qual é o maior desafio da Comissão de Riscos Pessoais? Que aspectos a senhora destaca da comissão?
Sharlene de Miranda Kath: Hoje, o maior desafio não só da Comissão como também dos profissionais que atuam no segmento de Pessoas, é a mudança de cultura, de forma que as empresas e pessoas entendam a importância de ter um benefício e ser amparado na hora em que mais precisam. A comissão está cada vez mais empenhada neste sentido, realizando trabalhos voltados ao mercado segurador e ações de responsabilidades sociais.
Capital Intelectual: Em sua opinião, o que pode ser feito para aprimorar as atividades do setor de seguros em Santa Catarina?
Sharlene de Miranda Kath: Em minha opinião, palestras e outros meios de comunicação voltados ao consumidor final, seja uma boa oportunidade para aprimorar o setor principalmente no segmento de pessoas, pois acredito que um dos motivos do fracasso de uma venda é a falta de conhecimento do custo x benefício por parte dos segurados. Outra ação interessante é proporcionar palestra com ABRH para conscientizar os profissionais de RH das empresas sobre a responsabilidade social com seus funcionários, importância e benefícios de estar amparado por um seguro de vida.
Capital Intelectual: A senhora recorda alguma história pitoresca ou emocionante que vivenciou durante o tempo em que trabalha nesse mercado?
Sharlene de Miranda Kath: Recordo-me de uma história emocionante que ocorreu ano passado. Juntamente com os colaboradores da sucursal Florianópolis, tivemos a oportunidade de entregar um cheque (simbólico, pois o valor já estava creditado) no valor de R$15.000,00 referente um sorteio de Capitalização para uma funcionária pública que trabalhava numa escola infantil. Esta senhora era bastante humilde e nem lembrava que tempos atrás quando havia contratado o seguro de vida, tinha este benefício, sendo que foi pega totalmente de surpresa. O que mais nos emocionou foi a simplicidade da pessoa e a naturalidade quando levou uma amiga para tirar as fotos dela recebendo o cheque.
Capital Intelectual: Quando não está no trabalho, qual a sua atividade favorita?
Sharlene de Miranda Kath: Pra mim não há atividade melhor do que estar com a minha família, principalmente curtindo meu filho Bruno que completou 4 anos de idade e está numa fase maravilhosa.
Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina
|
|
|
| | SindsegSC - Rua XV de Novembro, 550 - Sala 1001 - CEP 89010-901 - Blumenau/SC - (47) 3322-6067 |
|