SindsegSC capital-intelectual

logo-associadas


Capital Intelectual: Rogério Luiz Spezia

 

Rogério Luiz Spezia
.
Diretor-secretário do SindsegSC Superintendente regional comercial – Sul da Tokio Marine Seguradora
.
Esporte:
    Futebol
     
    Lugar que gostaria de conhecer:
    Itália
     
    Exemplo de vida:
    Jesus Cristo
     
    Livros que indica:
    "Como se Tornar um Líder Servidor" e "O Código da Inteligência"
     
    Filme:
    "Coach Carter- Treino para a Vida" e "De porta em porta"
     
    Frase:
     “No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna)
.
Rogério Luiz Spezia é diretor-secretário do
SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina e superintendente
 regional comercial – Sul da
Tokio Marine Seguradora,
e uma das personalidades que agregam valor a área
de seguros em Santa Catarina.

Spezia já foi vice-presidente na gestão 2007-2010 do SindsegSC
 e Coordenador da Comissão de Automóveis da entidade de julho
de 2007 a dezembro de 2008. Na ocasião, gravou um vídeo falando da importância do preenchimento correto do perfil do segurado,
que está disponível na TV SindsegSC.
Entrevistamos o executivo para sabermos um pouco mais sobre sua personalidade e sua atuação na área de seguros. Veja abaixo:


Capital Intelectual SindsegSC:
Como começou e porque optou pela área de seguros?
Rogério Luiz Spezia: Comecei a atuar na área há cerca de 20 anos. Na época trabalhava como bancário e, depois de alguns convites recebidos por intermédio dos gestores de uma congênere, resolvi aceitar. Sempre gostei de encarar desafios e, verdadeiramente, foi uma das melhores decisões da minha vida. O mercado de seguros é excitante, movimentado. Não há uma zona de conforto: é preciso sempre investir e pesquisar mais em busca do aperfeiçoamento profissional. 

Capital Intelectual SindsegSC: Qual é a sua formação acadêmica?
Rogério Luiz Spezia: Sou formado em Economia pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), tenho pós-graduação em Gestão de Seguros pela primeira turma da Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e do Instituto Catarinense de Pós-Graduação (ICPG), tenho MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela Sociesc/FGV e fiz o curso Avances en Dirección Estratégica y Gestión Comercial, na Universidad de Salamanca (Espanha).

Capital Intelectual SindsegSC: Quais são os principais destaques para se atuar no mercado segurador? Que aspecto é destaque para quem atua no setor?
Rogério Luiz Spezia: É fundamental que se tenha muita ética, responsabilidade e transparência, mas sem dúvida o relacionamento com os corretores é o principal fator de sucesso no mercado de seguros.

Capital Intelectual SindsegSC: Há alguma história pitoresca ou emocionante que você já viveu atuando na área de seguros?
Rogério Luiz Spezia: Em 2005, tive o privilégio de ser eleito pelo Sincor-SC como “Melhor Segurador– Gerente: Vale do Itajaí e Alto Vale”. Foi muito emocionante receber este reconhecimento, pois sempre trabalhei em prol dos corretores da região e pelo desenvolvimento do mercado de seguros.

Capital Intelectual SindsegSC: Qual é o seu hobby quando não está atuando diretamente com o mercado segurador?
Rogério Luiz Spezia: Em primeiro lugar curtir a família e, quando sobra um tempinho, lecionar na faculdade. Sou professor de graduação da FAE desde 2009 em disciplinas voltadas a gestão de pessoas, desenvolvimento gerencial e coaching.

Spezia cedeu para o Portal SindsegSC dois artigos de sua autoria. Eles estão disponíveis para consulta.

O primeiro, O Marketing de relacionamento e o mercado segurador, orientado pelo professor Norberto Tamborlin, aborda a utilização de ações de relacionamento como fatores fundamentais para a compra de seguros e para a retenção da carteira de clientes de uma seguradora. 

Já o segundo artigo fala sobre A importância das negociações no mercado de seguros. O trabalho mostra a importância da mudança de postura na negociação na área de seguros de ganha-perde (onde uma parte sempre sai prejudicada) para ganha-ganha (onde uma parceria sempre gera bons resultados para todos os envolvidos). 


Fonte: Marina Melz - Noticenter | Assessoria de imprensa - SindsegSC
 
Veja mais: Informe SindsegSC | Destaque das Associadas | Capital Intelectual