Empresa Sul-Coreana lança pneu sem ar feito de materiais reciclados

 Uma empresa sul-coreana chamada Hankook apresentou na semana passada, durante a Frankfurt Auto Show de 2013, o i-Flex, uma espécie nova de pneu, que não precisa ser enchida de ar e conta com uma estrutura feita de 95% de diversos tipos de materiais já reciclados.

Além disso, o produto é mais leve do que os pneus utilizados atualmente, por conta da sua estrutura feita com “células” interligadas. Todas as características do i-Flex resultam em um componente que acaba melhorando o desempenho do automóvel, o que também reduz a quantidade de gasolina consumida e a emissão de poluentes.

A grande quantidade de pneus produzidos anualmente e as dificuldades apresentadas pela coleta, o armazenamento e a destinação ambiental adequada dos mesmos, contribuem para a acumulação de resíduos e a contaminação do ar, do solo e dos lençóis freáticos, sendo um dos problemas ambientais mais sérios no âmbito mundial.

Também vale lembrar que segundo estimativas da Polícia Rodoviária Federal, carros mal conservados, com pneus carecas, são responsáveis por cerca de 20% dos acidentes nas estradas.

Por enquanto, a Hankook ainda não anunciou o início da produção em larga escala do pneu i-Flex, mas especialistas especulam que é uma questão de tempo para que grandes fabricantes sigam essa tendência de pneus sem ar, à base de materiais reciclados.

Fonte: http://inhabitat.com/the-airless-i-flex-tire-from-hankook-is-puncture-proof-and-95-recyclable/