Pesquisa vai identificar interação das seguradoras brasileiras em relação aos fatores de sustentabilidade

A CNseg esta contribuindo para pesquisa sobre a integração de fatores Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) na indústria de Seguros brasileira, com foco no processo de gestão e transferência de riscos climáticos.

A partir de formulário que será enviado para cerca de quatro mil profissionais da área de seguros, a pesquisa pretende identificar, por exemplo, como as seguradoras incorporam, na subscrição de riscos, o aumento da frequência e intensidade das chuvas geradas pelo aquecimento global. Nesse caso as perguntas verificam a percepção do mercado em relação ao gerenciamento desses riscos por parte dos Segurados.

Para avaliação da incorporação desses riscos será utilizada escala desenvolvida pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o meio Ambiente (UNEP Fi, na sigla em inglês). Essa escala avalia a evolução da consciência de um determinado risco pela sociedade como um todo. Isso é particularmente importante, afirma Flávio, pois a “indústria de seguros só aceita um risco à medida que a sociedade entende aquilo como um risco”, ou seja, “se o segurado já entende algo como risco e a seguradora não oferece essa cobertura, está perdendo oportunidade de desenvolver produtos”.

A pesquisa brasileira utiliza os mesmos 12 fatores ASG empregados pela entidade internacional para, entre outros objetivos, identificar se existe uma discrepância na percepção da importância de tais fatores entre as empresas, no Brasil e nos demais países.

Mas as ações internas também serão identificadas e, assim, a pesquisa também quer saber em que medida as seguradoras brasileiras estão preocupadas em administrar esses riscos, por exemplo, reduzindo suas emissões de carbono e/ou a emissão de seus fornecedores, prestadores e parceiros.

Desenvolvida como base para tese de doutorado de Flávio Geraldo Nogueira no Programa de Planejamento Energético da COPPE-UFRJ, a pesquisa ainda investigará como as Seguradoras estão lidando com os riscos associados às mudanças globais. Para isso são avaliados os processos de Identificação, Avaliação, Mitigação e Transferência desses riscos.

Com ênfase nas questões que tratam das mudanças climáticas, além de apontar oportunidades de desenvolvimento de produtos, a pesquisa também oferecerá às seguradoras métricas para a adoção dos fatores ASG em seus negócios.

A partir dessa semana, o formulário será enviado para o público alvo e também estará disponível no portal da CNseg, por meio de um banner na página inicial. A expectativa é que os primeiros resultados sejam divulgados ainda este ano.

Fonte: CNseg