Programa de extensão foi o primeiro a usar a Sala do Futuro

Alunos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil foram os primeiros a usar a Sala do Futuro, novo ambiente educacional construído pela ENS, em São Paulo (SP). Eles estão matriculados no curso de extensão Cyber Security para Gestores, que teve início no dia 30 de setembro.

Promovido em parceria com a IBM, o programa discutirá, em oito aulas, o impacto das ameaças à segurança cibernética para as organizações e as estratégias a serem adotadas para combatê-las. Coordenador do curso, Edval Tavares comentou que a primeira aula foi um sucesso, ao reunir 29 alunos, em sua grande parte profissionais da área de Tecnologia da Informação. “Tivemos uma aula com participações muito boas, recheada de debates intensos e bem interessantes. Para que tudo fluísse de forma plena, no dia anterior fizemos uma reunião com alguns alunos, a fim de testar o acesso à plataforma AVA e à própria Sala do Futuro. Contamos com vários alunos da área de TI, o interesse de todos é saber como os gestores podem administrar o tema Cyber Security”.

A aula inaugural teve como convidado o ethical hacker e cyber security evangelist da IBM, Felipe Prado, e abertura feita pelo diretor de Ensino Superior da ENS, Mario Pinto, que deu as boas-vindas aos participantes. Também participaram os professores da Escola, Rogério Vergara e Cláudio Macedo, que conduzirão o curso.

Ao longo dos encontros, os alunos serão apresentados às principais soluções corporativas de segurança de ponta em alta demanda e às práticas do mundo real em metodologias, assim como estruturas críticas de modelagem de ameaças. Também serão abordadas as alternativas de transferências de risco por meio dos seguros ou de outras formas, além das legislações que afetam este meio, como LGPD e GDPR.

Sala de aula dentro de casa

“Poder voltar à sala de aula, mas não a convencional, e, sim, no conforto de casa, após dois anos de formado, em um programa da ENS, tem sido uma experiência incrível”, avaliou Thaian Assis de Moraes, aluno da turma de extensão em Cyber Security.

A satisfação de Thaian é compartilhada pelo colega de curso, o diretor da Durábili Corretora de Seguros, Gabriel Moraes. “A Sala do Futuro da ENS é surpreendente. Impecável em todos os sentidos. Literalmente trouxe a sala de aula para dentro de casa, o que permite que alunos de outros estados tenham acesso às aulas presenciais, antes só possíveis no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nada melhor do que o tema Cyber Security para inaugurar a plataforma. O conteúdo, em parceria com a IBM, é fundamental para gestores de qualquer área de atuação”.

Composto por uma parte teórica e outra prática, o curso irá debater temas como Segurança de Rede, Segurança Móvel e IOT, e Segurança de Dados e em Nuvem. Também estarão em pauta as ações que podem capacitar as empresas para a continuidade do negócio.

Transformação Digital na Sala do Futuro

Com inscrições abertas, o próximo curso programado para a Sala do Futuro tem como tema Transformação Digital. As aulas estão previstas para começar em 22 de outubro. Mais informações, como carga horária, funcionamento do programa e investimento, podem ser acessadas no site ens.edu.br.


Fonte: ENS.