Economia verde avança no Brasil, mas falta incentivo público, diz especialista europeu


19/11/2020 – 74ª edição

Este é o boletim informativo semanal sobre os temas de Sustentabilidade e Inovação. Trata-se de um compilado de notícias extraídas de fontes nacionais e internacionais, incluindo o Boletim da Federação Internacional de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês), disponibilizado semanalmente no site da CNseg.

Confira também a Conjuntura CNseg nº 33, uma análise mensal do estado dos segmentos de Seguros com o objetivo de examinar aspectos econômicos, políticos e sociais que podem exercer influência sobre o Mercado Segurador brasileiro.

Boa leitura!

1. Presidente da CNseg participa de webinar da Susep em 25/11 - O Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, participa em 25 de novembro, a partir das 11 horas, de webinar organizado pela Susep, tendo como tema "O papel do regulador e do setor de seguros em tempos de crise”.   Os interessados em acompanhar o debate podem se inscrever pelo link www.zoom.us/webinar/register/WN_6a5_CPidRu-SogXnkq3nhw (CNseg).

2. Abertura da 7ª Semana ENEF acontece em 23/11, a partir das 10h - A realização da 7ª Semana Nacional da Educação Financeira (ENEF) está cada vez mais perto. O início do evento está marcado para o dia 23 de novembro, às 10h, com um painel de especialistas falando sobre resiliência financeira. Se você precisa de dicas para atravessar essa crise, aproveite a oportunidade. O evento será gratuito e transmitido on-line pelo canal do Banco Central no Youtube. A abertura ficará a cargo do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (CNseg).

3.  Economia verde avança no Brasil, mas falta incentivo público, diz especialista europeu - Enquanto no Brasil falta apoio público, com a gestão ambiental do governo Bolsonaro sofrendo pressão externa - e crescente, principalmente após a vitória de Joe Biden nos Estados Unidos, a economia circular tem sido vista no mundo como uma oportunidade de os países não só se recuperarem da pandemia, mas terem uma visão de futuro, defende Michiel De Smet, membro da plataforma da União Europeia para finanças sustentáveis, da Comissão Europeia, e coordenador do estudo de Financiamento da Economia Circular da Fundação Ellen MacArthur (CNseg em Pauta – O Estadão).

4. Índice busca medir diversidade racial nas empresas - Um novo indicador, criado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobras busca medir diversidade racial em empresas instaladas no Brasil (Folha UOL).

5. Sustentabilidade é matéria de capa da nova edição da Revista de Seguros - Em ambiente marcado pela pandemia, publicação aborda temas atualíssimos, com foco na sustentabilidade, além de entrevista exclusiva com economista Marcelo Neri sobre o impacto da crise econômica na população pobre, matérias sobre a nova regulação dos seguros e sobre a ainda inconclusa reforma tributária (CNseg).

6.  Pandemia impulsiona microsseguros - O Jornal Valor Econômico publicou hoje uma matéria sobre como a pandemia tem impulsionado o microsseguro, um produto de baixo custo que ajuda a suprir lacunas de proteção de população de baixa renda (CNseg).

7.  Diretora de Comunicação e Relações de Consumo da CNseg participa da 1ª Conferência Nacional de Microsseguros em 24/11 - A Diretora de Comunicação e Relações de Consumo da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, participa em 24 de novembro, da 1ª Conferência Nacional de Microsseguros. O evento, online e gratuito, realizado em parceria entre Associação Nacional de Microsseguradoras (ANM) e Educa Seguros, se dedicará a debater a disseminação da cultura do seguro e da proteção através do microsseguro, abordando temas como o microsseguro no Brasil e no mundo, a regulação do produto e o papel das microsseguradoras. Os interessados em acompanhar o evento podem conferir a programação completa e se inscrever clicando aqui (CNseg).

8.  Assista ao WebTec da CNseg “O Setor de Seguros e os Primeiros Sinais de Retormada Econômica - “O setor de seguros e os primeiros sinais de retomada econômica”. O eixo dos debates foi sobre a recuperação heterogênea da economia brasileira, com alguns setores retomando o fôlego de crescimento, ao passo que outras atividades estão com dificuldades, e os efeitos disso no comportamento também desigual entre os ramos e modalidades de seguros (CNseg).

9. Anbima quer dizer o que é ou não um fundo sustentável - Entidade do mercado de capitais está começando um trabalho que vai culminar com a classificação de produtos e a autorregulação do mercado (Radar Reset).

10. Como reconhecer um fundo ESG? - Para organizar o mercado, os reguladores brasileiros não podem ceder à tentação de criar uma categoria específica de fundos de investimento ESG. Na verdade, a atual classificação da CVM de "fundo de ações sustentabilidade/governança" deveria ser eliminada porque todos os tipos de fundos (de ações, de renda fixa, imobiliários, multimercados etc.) podem integrar práticas ESG e de sustentabilidade (CNseg em Pauta – Folha de São Paulo).

11. Seguros: conhecimento é empoderamento do consumidor - Artigo de Solange Beatriz Palheiro Mendes publicado originalmente no Monitor Mercantil* (CNseg).

12. O ano da solidariedade - Artigo de Marcio Serôa de Araujo Coriolano publicado originalmente no Jornal O Estado de São Paulo* (CNseg).

13. Seguro: resiliente na crise e mais forte na recuperação - O Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou que o setor de seguros superou agruras em um ano ameaçador e reforçou atributos estratégicos para permanecer sólido durante e após a pandemia. Agora colhe os frutos de iniciativas relevantes, como a colheita digital, e se prepara para um ciclo mais dinâmico de negócios a partir de 2021. Suas considerações foram feitas como convidado para proferir palestra de abertura da última etapa do evento Conexão Futuro Seguro, promovido pela Fenacor, Sincors e Escola de Negócios e Seguros e encerrado quinta-feira (12/11) à noite (CNseg).


Fonte: CNseg.