Cases sobre distribuição de produtos são destaque em boxe da Conjuntura CNseg nº 38

Rio de Janeiro, 25 de março de 2021 - O boxe de Produção Acadêmica da edição nº 38 da Conjuntura CNseg – publicada pela Confederação Nacional das Seguradoras – reúne seis artigos – quatro com foco na distribuição de seguros e dois na área de mercado e produto. No artigo Como Fidelizar Clientes de uma Corretora de Seguros na Era Digital, os autores avaliaram o desempenho dos produtos ofertados, a qualidade do atendimento, a probabilidade de fazer novos negócios, entre outros assuntos correlatos. A conclusão da pesquisa é que o preço figura, sim, como um fator muito importante para a escolha, mas destaca que a indicação por familiares ou amigos tem poder de influência muito alto na decisão de compra.

Outro estudo, Controle interno: um estudo de caso em uma corretora de seguros, busca entender como uma corretora nos dias de hoje executa o controle de seus ativos, passivos, despesas e receitas.

Já o artigo Competição em preços entre corretores de seguros de automóveis avalia como os corretores influenciam o prêmio final do seguro. Adaptando o modelo teórico de Stahl ao mercado de seguros de automóveis brasileiro, conclui-se que os corretores escolhem sua comissão em função decrescente do prêmio requerido pela seguradora.

Outro trabalho debruça-se sobre um Plano de negócio: Análise de viabilidade para abertura de uma corretora de seguros na região da grande Florianópolis. A rigor, estuda os diversos requisitos para se abrir uma corretora de seguros, como os conceitos de seguro, corretagem, planos de negócio, empreendedorismo etc.

O trabalho Efeitos longitudinais da concentração setorial sobre as receitas e lucros do mercado segurador brasileiro dedica-se a identificar o efeito da concentração em diferentes ramos do mercado segurador no Brasil sobre a arrecadação de prêmios e a lucratividade. Para cada ramo, calculou-se os principais índices de concentração adotados na literatura empírica: Índice Herfindahl–Hirschman, Razão de Concentração e Índice de Entropia de Theil.

Um diagnóstico de como a Operação Lava Jato produziu efeitos na venda e na sinistralidade da apólice de Responsabilidade Civil de Administradores e Diretores (D&O) consta também da nova edição da Conjuntura CNseg. O artigo Operação Lava Jato: Impactos no Mercado Segurador de Responsabilidade Civil de Executivos conclui que a operação contra corrupção teve papel significativo no aumento da oferta e da procura por seguro D&O no Brasil. Antes, contudo, produziu um aumento severo da sinistralidade.

Sobre a CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão primordial da CNseg é contribuir para o desenvolvimento do sistema de seguros privados, representar suas associadas e disseminar a cultura do seguro, concorrendo para o progresso do País.

Fonte: CNseg.