Entidade Laço Amarelo: Importância da Renovação da CNH Condutor Saudável, Direção Segura

Uma das alterações que entra em vigor a partir do dia 12 de abril é quanto a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Os prazos foram adequados as faixas etárias e você precisa estar atento para não perder a data.

Importante lembrar do por quê fazemos a renovação da nossa permissão para conduzir um veículo, de tempos em tempos. A renovação da Carteira de Habilitação é para avaliar as condições fisicas e mentais do condutor. Parece que não, mas ao longo da vida, vamos mudando. As vezes, muda a visão, as vezes adquirimos alguma doença, outras vezes, sofremos algum estresse ou passamos por um momento conturbado, o que modifica alguns sentidos.

Além disso, tem também a idade. Por mais jovens que nós nos sintamos, essa “juventude” vai passando com o tempo e vamos perdendo algumas habilidades que, no trânsito são importantes para nossa segurança. Ou seja, a renovação da CHN periodicamente, conforme determina a lei, é fundamental para a segurança de todos em trânsito.

Por isso, é fundamental uma avaliação física e mental de todos que conduzem um veículo. A renovação é como se fosse nosso check-up anual. O correto, recomendado pelas autoridades de saúde é que, todos os anos, façamos uma avaliação da nossa saúde. Afinal, dependemos dela para estar bem e felizes.

Acompanhe os novos prazos para a renovação da CNH:

• dos 18 aos 50 anos – sua renovação será de 10 em 10 anos;

• dos 51 aos 70 anos – sua renovação será de 5 em 5 anos;

• acima dos 71 anos – sua renovação deverá ser feita de 3 em 3 anos.

Por isso, para termos um trânsito mais seguro, é necessário que façamos também a nossa parte, que cuidemos da nossa saúde. Respeito e responsabilidade, pratique no trânsito. Programa Laço Amarelo.

SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguro e de Capitalização de Santa Catarina, é uma Entidade Laço Amarelo, certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras.