ENS 50 Anos: começa o ciclo de lives “Inovação no Setor de Seguros - Experiência de Mercado”

O professor da ENS, Mauricio Leite, o CEO da MAG Seguros, Helder Molina, e o diretor da Mapma Seguros e Benefícios, Marcio Prado, durante a primeira live do ciclo sobre inovação.

Para tornar o mês do seu aniversário de 50 anos ainda mais marcante, a ENS iniciou, na última quinta-feira, 10 de junho, um inédito circuito de lives no seu canal do YouTube. Com o tema central “Inovação no Setor de Seguros – Experiência de Mercado”, os encontros, organizados em parceria com a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), contarão com a participação de alguns dos mais renomados profissionais de seguros, que analisarão questões relevantes para a indústria dentro do atual contexto.

A primeira edição teve como convidados o CEO da MAG Seguros, Helder Molina, e o diretor da Mapma Seguros e Benefícios, Marcio Prado. Eles tiveram a companhia do professor da ENS, Mauricio Leite, na mediação dos debates.

O diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, abriu o evento, explicando o propósito da iniciativa. “O objetivo desta série de lives é discutir e comentar a inovação na prática, e apresentar o dinamismo e empreendedorismo dos nossos convidados tão reconhecidos pelo mercado”, declarou. Na sequência, o professor Maurício Leite provocou os convidados questionando se, em um mercado considerado tão tradicional como o de seguros, é preciso inovar para avançar.

"Mais do que inovar para avançar, creio que nenhuma companhia consegue sobreviver sem inovação. A MAG tem 186 anos e está viva por dois motivos: é uma empresa que tem propósito e inovação. Sem essas duas coisas, nenhuma companhia sobrevive. Quando foi criada a comissão de inovação da Susep, há uns 4, 5 anos, a ideia do sandbox da MAG surgiu daqueles debates. Muito se diz que o nosso mercado é tradicional, pesado... é verdade, as pessoas podem ficar dentro de uma seguradora por até 100 anos. E aí, a tendência é elas se movimentarem muito lentamente e, na verdade, não é o que o regulador quer. O regulador quer ser provocado. Cabe ao mercado sugerir coisas novas. E o sandbox é isso, aprender fazendo”, explicou Helder Molina.

De acordo com o executivo, a MAG é a única seguradora que tem uma insurtech aprovada no sandbox regulatório da Susep. O projeto da MAG aprovado pela autarquia prevê atuação em duas frentes: seguro de acidentes pessoais on demand por morte e invalidez acidental e seguro residencial on demand.

Corretor no cenário de inovação

Atento ao movimento do sandbox, Marcio Prado comentou o papel do corretor de seguros neste cenário de inovação acelerada. “O sandbox nasceu onde tinha que nascer, na Susep, e essa conjuntura traz ao mercado a legitimação do produto que está sendo ofertado. Então, quando as ideias surgem, seja do segurador, do regulador ou do corretor, ficamos extremamente felizes e ansiosos para vender este produto. Poder oferecer, no Brasil, o que o cliente quer comprar, como já vemos isso acontecer na Europa, nos Estados Unidos, é ótimo, pois, hoje, ele tem um produto rotulado. Com as mudanças, ele poderá comprar um produto de acordo com o seu interesse efetivo e isso vai criar confiança e uma satisfação muito maior. Nada melhor do que ter um cliente muito satisfeito com você e a sua oferta”.

Assunto que não poderia faltar, a pandemia e suas consequências (boas e ruins) para a sociedade e o mercado também foram analisadas pelos convidados.

“A pandemia trouxe uma coisa desastrosa para nós, que são as mortes. Por outro lado, se incutiu nas mentes das pessoas a necessidade de proteção, tema que era custoso para o corretor tratar com seu cliente. Hoje, ele pode falar sobre isso de forma franca e direta. Isso beneficia a todos e o nosso prospect está aberto a ouvir”, concluiu Molina.

Próxima parada

Na próxima terça-feira, dia 15 de junho, às 19h, o circuito de lives Inovação na Prática, em comemoração aos 50 anos da ENS, receberá como convidados o presidente executivo da SulAmérica, Ricardo Bottas, o presidente da Alper Consultoria em Seguros, Marcos Couto, e o diretor de Relações com o Segmento Saúde ANSP, Jorge Abel, que será o mediador do encontro. Interessados em assistir à transmissão podem se inscrever em ens.vc/inovacaosetorseguros2.  


Fonte: ENS.