Entidade Laço Amarelo | Motociclista: Algumas Mudanças Para Quem Anda Sobre Duas Rodas

Ao longo do ano, estamos trazendo a você, parceiro do Programa Laço Amarelo, algumas das principais mudanças realizadas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) a partir de abril desse ano. Nesse mês, vamos falar sobre algumas alterações que afetam diretamente os motociclistas, mas todos que transitam devem também estar atentos as regras.

A primeira alteração é sobre o aumento da idade mínima para transportar crianças em motocicletas, motonetas e ciclomotores, que passou dos sete anos para 10 anos. Tudo isso é simplesmente para proteger as crianças, pois com menos de 10 anos, qualquer sinistro de trânsito pode ser fatal para uma criança. Portanto, seja consciente e não leve menores de 10 anos na sua garupa, nem se o trajeto for curto.

O ideal é que, cada adulto avalie se a criança tem habilidade, a partir dos 10 anos, para ser um garupa. Destreza, agilidade, entender os movimentos do motociclista são essenciais para que você possa levar um garupa em segurança. Se a criança nunca subiu numa motocicleta, o ideal é que você treine com ela num local seguro, antes de sair pelas ruas e avenidas.

Outra mudança foi na punição para quem trafega com a viseira levantada. Porém, o mais importante é você que está numa motocicleta entender a proteção que a viseira lhe traz. Pedras, insetos, objetos muito pequenos podem atingir seus olhos caso você esteja com a viseira levantada. A proteção nos olhos é fundamental para não correr o risco de machucar uma dos sentidos mais importantes do corpo humano, que é a visão. Independente da punição, use sempre a viseira abaixada.

Um alerta importante é trocar a viseira do capacete, caso ela esteja riscada ou trincada. Muitos motociclistas transitam com a viseira levantada pois ela está em péssimo estado de conservação. Será que vale a pena arriscar sua visão, ao invés de trocar a viseira por uma transparente e em boas condições? Essa é uma atitude que lhe protege. Pense nisso.

Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito. Programa Laço Amarelo.

SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguro e de Capitalização de Santa Catarina, é uma Entidade Laço Amarelo, certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras