2021 será um ano de oportunidades para o Seguro Viagem, aponta Allianz Partners


O que aguarda a indústria de viagens enquanto o mundo reabre? O Grupo Allianz Partners, líder mundial em assistência 24h, analisou o comportamento dos clientes, as mudanças nas expectativas e o impacto no seguro viagem durante um webinar sobre a recuperação do setor, que contou com a participação dos principais players globais.

2021: Um ano de oportunidades

Embora a Covid-19 tenha causado a maior a crise de viagens da história, a economia global já está acima da produção anterior à crise, assim alguns mercados começaram a ver uma recuperação gradual das viagens domésticas, com os primeiros sinais positivos.

O novo cliente de viagens emergente está cada vez mais preocupado com os custos e acostumado a usar tecnologias digitais, segundo levantamento da KPMG. O novo viajante está em busca de flexibilidade e de uma experiência contínua baseada em transparência e confiança. A tecnologia também tem aumentado a confiança em viagens, com 4 em cada 5 viajantes confiantes de que a tecnologia aumentaria sua confiança para viajar nos próximos 12 meses.

Ao mesmo tempo, as viagens domésticas foram impulsionadas para um nível totalmente novo, uma tendência que deve permanecer sólida à medida em que o planeta sai de uma retração até 2025. A Geração Y lidera essa tendência em todo o mundo, com 45% da geração com dois staycations (onde viajantes buscam programas turísticos em sua própria cidade) em 2021, em comparação com 43% da Geração Z e 31% da Geração X.

De acordo com a pesquisa do Laboratório de Clientes do Grupo Allianz Partners, os Millennials mostram um interesse crescente em seguro viagem desde a pandemia, com um aumento de 15% na intenção de compra de apólice de viagem internacional.

Outra tendência emergente revela a busca pela privacidade; experiências que oferecem privacidade junto com serviços personalizados e altos padrões de limpeza têm se tornado o novo luxo.

Das oportunidades à realidade: principais pontos sobre o seguro-viagem

A crise aumentou a conscientização e a compreensão do seguro-viagem. Em meio à pandemia, o mercado global de seguros de viagens, estimado em US$ 21,5 bilhões em 2020, deve chegar a US$ 33,7 bilhões até 2027, com uma taxa anual de crescimento médio de 6,7%, entre 2020 e 2027.

De acordo com os dados do Grupo Allianz Partners, a recuperação de reservas de viagens de lazer dos parceiros de negócios tem gerado aumento nas compras de seguros em comparação com 2019. Globalmente, o mercado de seguros para viagens tem superado o desempenho de toda a indústria de viagens, tanto na América do Norte quanto na Europa.

À medida que destinos adicionais se abrem ao turismo, espera-se que mais países exijam Seguro Viagem para entrar, o que deve influenciar a taxa de conversão do setor. A Allianz Partners prevê que as taxas de conversão permanecerão elevadas ao longo de 2021 e provavelmente na maior parte de 2022, já que a pandemia continua como prioridade das pessoas em todo o mundo.

“Monitoramos de perto a recuperação de viagens e garantimos que nossas ofertas atendam às necessidades de segurança e conveniência dos viajantes. Como a incerteza ainda permanece, nossas soluções de proteção podem oferecer paz de espírito e tranquilidade”, comenta Magali Khazal, diretora de viagens internacionais da Allianz Partners.


Fonte: JRS