Como saber se uma cédula é falsa? Veja as dicas

Foto: Banco Central

Depois do caso de um comerciante de Gaspar que recebeu uma cédula de 200 reais falsa, ficou a dúvida: como saber se uma nota é verdadeira ou falsa? O Banco Central tem um guia completo, com as informações detalhadas (acesse aqui).

Diversos elementos gráficos e até sensoriais espalhados pelas notas indicam quando ela é verdadeira. Porém, descobrir esses elementos não é uma tarefa tão simples. Muitos deles ficam "escondidos" nas notas e é preciso ficar atento nos detalhes. De maneira geral, a Segunda Família do Real, como são chamadas as cédulas mais novas, possuem características iguais para todos os valores de nota, que vão de R$ 2 a R$ 200. São essas características: a Efígie da República, legendas, chancelas ou assinatura do Ministro da Fazenda e do presidente do Banco Central, numeração e papel-moeda.

Além disso, cada cédula possui cor e tamanho diferente, sendo que, quanto maior o valor da nota, maior ela também será em dimensões. A única variação é nota de 200 reais, que tem as mesmas medidas da nota de 20, ou seja, 142mm x 65mm. A cor dela é cinza e sépia e o animal impresso é o lobo-guará. Veja na tabela abaixo as medidas das notas.

Banco Central /

Elementos de segurança da Segunda Família do Real:

O Banco Central recomenda três ações para verificar se uma cédula é falsa ou não: veja, sinta e descubra.

Veja: Pegue a nota e a observe contra a luz. Você verá o Quebra-Cabeça, a Marca-d'Água e o Fio de Segurança.

Banco Central /

Sinta: Passe os dedos sobre uma nota e perceba a Textura do Papel e o Alto-Relevo em algumas áreas impressas na nota. Observe que todas as notas têm relevo na frente, mas apenas as de 20, 50, 100 e 200 reais apresentam áreas em relevo também no verso.

Banco Central /

Descubra: Coloque a nota na horizontal na altura dos olhos e descubra o Número Escondido. Com uma luz ultravioleta, você descobrirá os Elementos Fluorescentes e, com uma lente de aumento, as Microimpressões. Movimente as notas de 50 e 100 reais e descubra os efeitos da Faixa Holográfica. Movimente também as de 10, 20 e 200 reais e descubra, então, o Número que Muda de Cor.

Dicas

Segundo Banco Central, a pessoa não precisa conferir sempre todos os itens de segurança, mas, para se certificar de que a nota é verdadeira, é importante verificar, pelo menos: a Marca-d'Água, o Alto-Relevo, a Faixa Holográfica (para 50 e 100 reais), o Número que Muda de Cor (para 10 e 20 reais) e o Número Escondido.

Se suspeitar de uma nota, compare-a com outra que você tenha certeza de que é verdadeira e procure por diferenças.

Curiosidades

- As notas da Segunda Família do Real possuem Elementos Fluorescentes que podem ser verificados com o auxílio de uma lâmpada ultravioleta

- Pegue uma nota na sua carteira e uma folha de papel comum. Sinta a diferença de textura. O papel comum é mais liso que o papel das notas.

- O Fio de Segurança está presente nas notas de 10, 20, 50, 100 e 200 reais. Ele é colocado no papel durante a sua fabricação e fica totalmente embutido. Ele está localizado na área da efígie da República, próximo ao meio da nota, e fica visível quando ela é colocada contra a luz. Nesse fio, está escrito o valor da nota.

- A Marca-d'Água é feita durante a fabricação do papel. Ela não é impressa no papel.

Conheça as cédulas da Primeira Família dos Real

Banco Central /

Marca-d'Água: Segure a nota contra a luz e veja aparecer uma figura. Nas notas de 5 e 10 reais, você vê a Bandeira Nacional. Na de 2, a tartaruga e o número 2. Na de 20, o mico-leão-dourado e o número 20. E nas de 50 e 100, a efígie da República.

Imagem Latente: Coloque a nota deitada, com o canto esquerdo voltado para você, e veja aparecer as letras BC, que estavam escondidas. Nas notas de 2 e 20 reais a nota deve ficar deitada de frente para você.

Alto-Relevo: Passe o dedo sobre algumas áreas da nota e sinta o alto-relevo.

Faixa Holográfica: Só está presente nas notas de 20 reais. Ao movimentar a nota, aparecem na faixa brilhante as figuras do mico-leão-dourado e o número 20, em três tamanhos.

Registro Coincidente: Segure a nota em direção à luz e você verá que o desenho das Armas Nacionais aparece completo. As partes impressas no verso casam certinho com as da frente.

Fonte: Jornal Metas