Em 2021 foram registrados 49 milhões de beneficiários de assistência médica

O setor segurador brasileiro é líder em arrecadação de prêmios na América Latina e ocupa o 16º lugar no ranking mundial. Acumula ativos que equivalem a 25% da dívida pública brasileira. Em 2021, foram registrados 49 milhões de beneficiários de assistência médica e no ano anterior 47,5 milhões (2020). Esses são dados que constam no folder "O Setor de Seguros Brasileiro", produzido pela CNseg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização.

Os brasileiros estão buscando cada vez mais segurança para a sua vida, conforme mostra dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualizados no dia 06 de maio. Ainda de acordo com a ANS, mais de 29 milhões de beneficiários contam com planos exclusivamente odontológicos.

Nos planos médico-hospitalares, em um ano houve crescimento de 1.520.778 beneficiários - o equivalente a 3,18% de aumento em relação a abril de 2021. No comparativo de abril de 2022 com março de 2022, o crescimento foi de 204.060 usuários.

O número de beneficiários em Santa Catarina no ano de 2022 (abril) em Assistência Médica é de 1.597.764, e em 2021 (abril) foi de 1.491.972. E tratando exclusivamente da parte odontológica em 2022 (abril) o número de beneficiários foi de 771.894.

Um detalhe interessante apresentado pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar foi o crescimento de beneficiários por faixa etária. Em 2021, a faixa etária de 39 a 43 anos foi a que apresentou o crescimento mais expressivo na assistência médica (7,12%), seguido pela faixa etária de 44 a 48 anos (6,49%).

O que é saúde suplementar?

De acordo com a FenaSaúde - Federação Nacional de Saúde Suplementar, a lei 9.656/1998 define Operadora de Plano de Assistência à Saúde como sendo a pessoa jurídica constituída sob a modalidade de sociedade civil ou comercial, cooperativa, ou entidade de autogestão, que opere produto, serviço ou contrato de prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais a preço pré ou pós estabelecido, por prazo indeterminado, com a finalidade de garantir, sem limite financeiro, a assistência à saúde, pela faculdade de acesso e atendimento por profissionais ou serviços de saúde, livremente escolhidos, integrantes ou não de rede credenciada, contratada ou referenciada, visando a assistência médica, hospitalar e odontológica, a ser paga integral ou parcialmente às expensas da operadora contratada, mediante reembolso ou pagamento direto ao prestador, por conta e ordem do consumidor.

Procure um (a) profissional corretor (a) de seguros habilitado (a) ou as seguradoras associadas ao SindsegSC e conheça um pouco mais da importância de ter e contratar um Seguro Saúde.

Mais dados serão apresentados pelo SindsegSC nas próximas semanas, acompanhe o portal de informações https://www.sindsegsc.org.br e as redes sociais da entidade.

Contribuindo com o saber

Há mais de 90 anos o SindsegSC atua na disseminação do conhecimento através do projeto “Contribuindo com o Saber” levando a cultura do seguro para sociedade, com informações educacionais, institucionais, sociais, de relações com o mercado e de comunicação.

Acompanhe as notícias da campanha “Você Sabia?”:

Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina dá início a campanha "Você Sabia?" com dados do setor de seguros brasileiro

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras