O Seguro Rural é de fundamental importância para atender a atividade agrícola.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) veiculados no folder institucional da CNseg o número de hectares protegidos pelo seguro rural aumentou. Foram 13,7 milhões em 2020 para 14 milhões em 2021. Além disso foram investidos R$ 1,8 bilhão em contribuição ao prêmio do seguro rural e o valor total segurado foi de R$ 68,3 bilhões.

De acordo com a CNseg, após encerrar 2021 com arrecadação de R$ 9,6 bilhões em prêmios e crescimento recorde de 40%, o Seguro Rural iniciou 2022 com novas altas expressivas na demanda e no pagamento de sinistros.

No primeiro bimestre de 2022, o montante arrecadado ultrapassou R$ 1,7 bilhão, configurando um avanço de 101,1% em relação ao mesmo período de 2021. Já os sinistros atingiram a marca de R$ 4,8 bilhões em indenizações pagas até fevereiro desse ano, representando expressiva alta de 676,5% na comparação interanual.

O Seguro Rural contempla o seguro agrícola, florestal, pecuário, animais e de construções, equipamentos e máquinas de áreas rurais. Esses produtos podem ser contratados por qualquer produtor, seja pessoa física ou jurídica, desde que esteja cumprindo o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC).

Como destaque, o Seguro Agrícola garante os danos decorrentes de eventos climáticos como geada, granizo, excesso de chuva e seca, dentre outros. A cobertura do seguro agrícola se inicia no momento do plantio/transplante/poda e vai até a colheita, que cobre as perdas da safra, pois com a indenização do seguro, o agricultor pode pagar seu financiamento, os insumos adquiridos ou até arcar com compromissos assumidos.

Nos últimos anos, ocorreram diversos eventos climáticos que atingiram e comprometeram a produção de diversas regiões. A edição 56 do InformAtivo SindsegSC apresentou informações sobre a passagem do Ciclone Bomba que afetou mais de 1,3 milhão de pessoas em Santa Catarina, em Junho de 2020. De acordo com a Defesa Civil, no setor agrícola os prejuízos do Ciclone Bomba superaram R$ 322 milhões.

O seguro rural é de fundamental importância para atender a atividade agrícola. Procure um (a) profissional corretor (a) de seguros habilitado (a) ou as seguradoras associadas ao SindsegSC e conheça um pouco mais do assunto e contrate um Seguro Rural.

Porquê contratar o seguro rural?

Caso a sua lavoura sofra algum dano proveniente das situações que estejam contempladas no contrato, o segurado contará com amparo financeiro para se reerguer. Além disso os produtores neste tipo de seguro são isentos do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Esse investimento inicial garante que o produtor tenha recursos para realizar um novo plantio.

Glossário do Seguro Agrícola

Com a proposta de orientar o mercado segurador, a FenSeg através do Grupo de Trabalho de Assuntos Regulatórios elaborou o Glossário Agrícola. O material contribui para esclarecimento dos termos técnicos e pode ser utilizado por todos os envolvidos na contratação do seguro. Para o corretor de seguros poderá facilitar a comunicação com o seu cliente, e para o produtor poderá entender melhor os termos referentes às suas coberturas. Visualize o Glossário Agrícola em https://fenseg.org.br/publicacoes/informativo-seguro-rural-2021.html.

Mais dados serão apresentados pelo SindsegSC nos próximos dias, acompanhe o portal de informações https://www.sindsegsc.org.br e as redes sociais da entidade.

Contribuindo com o saber

Há mais de 90 anos o SindsegSC atua na disseminação do conhecimento através do projeto “Contribuindo com o Saber” levando a cultura do seguro para sociedade, com informações educacionais, institucionais, sociais, comunicação e de relações com o mercado.

Acompanhe as notícias da campanha “Você Sabia?”:

Em 2021 foram registrados 49 milhões de beneficiários de assistência médica

Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina dá início a campanha Você Sabia? com dados do setor de seguros brasileiro

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras.