Seminário Regional de Defesa Civil de Blumenau trouxe informações e debateu sobre os desastres naturais

Nesta quarta-feira, dia 20, o Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau recebeu o Seminário Regional de Defesa Civil que por meio de diversos palestrantes trouxe explicações técnicas relacionadas a desastres naturais e, até mesmo, a visão jurídica deste tema. Esta é mais uma das ações que faz parte do Julho Laranja, mês em que conscientiza-se a população sobre a importância de prevenir ou mitigar os danos causados por desastres naturais.

O SindsegSC como apoiador e ciente da importância do tema foi representado pela Diretora Tesoureira do Sindicato, Salete Monteiro, que compôs a mesa de autoridades. Na solenidade de abertura o secretário municipal de Defesa Civil, Coronel Carlos Olímpio Menestrina, agradeceu ao SindsegSC pela parceria e lembrou que essa não foi a primeira vez que a entidade auxilia ações que buscam tornar o município de Blumenau cada vez melhor.

O evento iniciou com a fala do geógrafo e diretor de geologia da Defesa Civil de Blumenau, Gerson Lange Filho, que compartilhou com o público suas experiências e aprendizados durante a sua atuação em Petrópolis que foi vítima de desastres naturais em fevereiro deste ano.

Em seguida foi a vez da Assessora Técnica em Hidrologia, Graciane Vivan Pomatti, e o Coordenador de Monitoramento e Alertas, Frederico de Moraes Gudorff, falarem sobre a rede de monitoramento hidrológico, como funcionam os dispositivos meteorológicos em Santa Catarina e a sua importância.

O advogado Pery Saraiva Neto abordou o tema por meio da ótica jurídica que trabalha com um ciclo de ações que possui prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Além disso o convidado trouxe várias reflexões e a discussão do direito adquirido, ou seja, os bens materiais e as relações sociais construídas em determinado espaço por um indivíduo precisam ser respeitadas e a lei prevê isso. Ao completar sua palestra, Neto também disponibilizou alguns exemplares do seu livro ‘Estudos Multidisciplinares sobre o Direito dos Desastres’ para cada representante dos municípios que participaram do seminário,

O evento finalizou com um debate entre os palestrantes e o público mediado pelo engenheiro da Defesa Civil de Blumenau, Roberto Lúcio Correa Bueno.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras