No dia de hoje comemora-se o Dia do Motorista, Parabéns!

O dia 25 de julho foi instituído em 1968 por meio do Decreto nº 63.461 durante o governo de Artur Costa e Silva. Foi designado esta data por ser o mesmo momento em que é comemorado o padroeiro dos motoristas, São Cristóvão. Este Santo é considerado protetor dos motoristas por realizar a travessia de uma margem à outra de um rio muito turbulento para aqueles que precisassem pois possuía muita força para vencer as águas.

Na ocasião são celebrados todos os motoristas, sejam motoristas profissionais ou não, e claro que não poderia ficar de lado o lembrete dos cuidados que precisamos ter ao estar conduzindo algum veículo.

Seguindo essas dicas você pode contribuir para que todos os motoristas, incluindo você, cheguem ao seu destino em segurança. Veja quais são:

Segurança

Todos precisam adotar medidas de segurança no momento em que estão no trânsito, porém antes de alertar outras pessoas sobre isso comece fazendo uma auto avaliação e após esta avaliação converse com outras pessoas sobre o tema. Algumas atitudes que devem ser tomadas para garantir a sua segurança são adotar a direção defensiva, usar os equipamentos de segurança de acordo com o tipo de veículo e não dirigir alcoolizado.

Cuidado

A legislação brasileira prevê que o maior veículo deve cuidar do menor pois o menor é mais vulnerável e caso ocorra algum acidente, provavelmente, o menor será o mais afetado. Por isso, olhe bem ao seu redor e mantenha uma distância segura de ciclistas, motociclistas e pedestres.

Atenção

Enquanto você está dirigindo evite ao máximo coisas que tirem sua atenção mesmo que seja por pouco tempo pois para ocorrer um sinistro poucos minutos já são suficientes. Deixe avisado aos parentes e amigos, previamente, que no momento em que você está dirigindo não atenderá o celular pois essas conversas podem ficar para depois e a sua vida não.

Respeito

Nós vivemos em sociedade e o respeito é primordial em todas as esferas da nossa vida e claro que no trânsito não seria diferente. Respeite o tempo de travessia do idoso, o sinal vermelho e áreas que não permitem excesso de velocidade. Todos nós queremos ser respeitados mas para isso acontecer também precisamos respeitar.

Educação

Dificilmente alguém gosta de uma pessoa mal-educada não é mesmo? No trânsito também não é nada agradável alguém usando linguajar inadequado para tentar resolver alguma situação. Converse com calma e seja gentil no trânsito.

Paciência

Dirigir com responsabilidade e cuidado é mais importante do que chegar rápido ao seu destino, por isso tenha paciência no trânsito e não exagere na buzina. Caso seja de suma importância chegar ao seu destino o quanto antes programe-se para sair de casa mais cedo.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras