Artigo Entidade Laço Amarelo: Quem tem um amigo, tem tudo!

Fevereiro chegou e com ele, a maior festa popular do país: o carnaval. Tem gente que espera o ano inteirinho, mês a mês para curtir quatro dias de folia e diversão, junto com quem? Com os amigos, é claro! Nesse mês, o recado de segurança no trânsito vai para quem é amigo de alguém. Isso mesmo, você que tem um amigo pode ajudá-lo a mudar alguns hábitos e sempre estar protegido enquanto transita.

Hoje, motociclistas são as principais vítimas do trânsito no país, então, para conscientizar quem está perto da gente, vamos conversar com quem tem uma moto sobre a importância de se comportar e se concentrar enquanto estiver pelas ruas e estradas. Usar equipamentos de proteção corretamente é fundamental para voltar para casa inteiro.

Capacete maior que a cabeça ou sem estar com a fivela devidamente ajustada não protege seu amigo. Pilotar de chinelo ou sem um calçado fechado também não protege quem está numa motocicleta. O seu pé merece toda atenção do mundo: é ele quem nos leva onde desejamos. Por mais calor que esteja, os pés dos motociclistas precisam estar num tênis ou numa bota, só assim eles continuarão levando você para onde precisa.

Cobrir braços e pernas devem ser regra para quem sobe numa moto. Se você vir seu amigo pilotando sem esse tipo de proteção, converse com ele. Calças e jaquetas são os melhores aliados. Oriente seu amigo que, porventura, não percebeu ainda que, a moto não lhe oferece outra proteção a não ser a roupa. Isso é tão importante quanto o capacete bem afivelado.

O equipamento de proteção para as pernas, conhecido como “mata-cachorro” também deve ser usado. A antena “corta-pipa” é fundamental para proteger o motociclista de linhas de pipa com cerol que, criminosamente, são usadas por quem não tem responsabilidade. Isso tudo, você que é amigo de motociclista deve orientá-lo, afinal, quem tem um amigo, tem tudo!

Vamos aproveitar o carnaval, encontrar os amigos e mostrar todo nosso carinho e preocupação com a segurança dele em trânsito. Afinal, o que a gente quer mesmo é brincar, dar risada e ter muita história boa para contar na volta pra casa!

No trânsito, escolha a vida! Programa Laço Amarelo.

SindsegSC

O SindsegSC- Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina é uma entidade representativa do mercado de seguros com 98 anos de existência. É também desde 2020, uma Entidade Laço Amarelo certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável.

Fonte: Entidade Laço Amarelo