Saúde: A cada 25 atendimentos, pelo menos um é para tratar transtornos mentais

Ansiedade, solidão e estresse não são problemas de agora. Contudo, os acontecimentos dos últimos anos intensificaram ainda mais esses e outros problemas mentais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 720 milhões de pessoas – aproximadamente 10% de toda a população mundial – sofrem com doenças mentais em todo o mundo. O Brasil lidera o ranking de casos de depressão e ansiedade na América Latina, com 11,5 milhões de padecentes e quase 19 milhões em todo o país, respectivamente.

Na Docway, empresa pioneira em soluções de saúde digital, de 2021 para 2022, houve um crescimento de 22,1% nos atendimentos totais de telemedicina realizados e de 1290% nas consultas de psicologia e psiquiatria – um salto de 2.852 para 35.898 atendimentos no ano. Deste total, houve um aumento de 36,5% no número de pacientes diagnosticados com transtornos de ansiedade e de 14% com quadros de depressão.

“A saúde mental da população sofreu uma mudança expressiva nos últimos anos. Em particular, destaca-se o aumento dos casos de ansiedade, sintomas de pânico e depressão. As razões vão desde o receio pela morte, que se tornou mais presente após a pandemia, até a exaustão emocional”, aponta Karen Valeria da Silva, Coordenadora de Psicologia da Docway.

Entre os quadros de transtornos ansiosos mais comuns, segundo levantamento da Docway, estão a ansiedade generalizada, com crescimento de 113%, e o transtorno misto ansioso e depressivo, com aumento de 49%. No mesmo relatório, constata-se que a prevalência de episódios depressivos leves cresceu 773%, saltando de 76 para 664 casos no período.

Tendo em vista a situação preocupante que se vive atualmente, a psicóloga reforça a importância do acompanhamento psicológico e de ações preventivas, como a campanha Janeiro Branco, que tem por objetivo chamar a atenção da população para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional.

“O acompanhamento terapêutico e/ou psiquiátrico ajuda na flexibilização dos pensamentos, aumenta o repertório de habilidades sociais, ajudam a diminuir os sintomas de ansiedade e possibilita que a pessoa possa retornar à suas atividades rotineiras”, explica. “Além disso, o autoconhecimento proporcionado permite ao paciente um melhor controle de suas próprias emoções e cognições, a fim de alcançar uma vida saudável e funcional”, completa Karen.

Fonte: JRS