Programa da Allianz Saúde aponta melhora em tratamento e diminuição da gravidade em casos de saúde mental

O Brasil é um dos países com maior índice de ansiedade e o terceiro em prevalência de depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No mundo, ainda segundo a OMS, os casos de depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia de covid-19. Diante desse cenário, a Allianz Saúde criou, há dois anos, o Programa Equilíbrio. Focado em saúde mental, a ação tem como objetivo ajudar as empresas clientes na implementação de iniciativas que apoiam seus funcionários na qualidade de vida emocional.

Os casos tratados pelo Programa Equilíbrio correspondem principalmente à ansiedade e à depressão, que são classificados como alto (66%) médio (17%) e baixo (17%) riscos. Ao fim de 2022, a ação teve sua efetividade medida, ao apontar redução para leve em torno de 80% dos casos mais graves de ansiedade e depressão de seus participantes, além de melhorar a percepção de saúde e a estabilidade emocional daqueles que integram a ação. Em 2023, o Programa segue com 57% dos participantes sendo mulheres e 43% homens, com idades que variam entre 34 e 38 anos (24%), 39 e 43 (19%) e 29 e 33 (19%).

“Com a pandemia, as companhias viram esses transtornos aumentarem entre os seus colaboradores. A partir de então, esta questão passou a ser vista com mais cuidado no ambiente corporativo”, avalia Matthias Kuehn, diretor da Allianz Saúde. Segundo o executivo, a tendência é que as iniciativas voltadas à saúde mental dos funcionários avancem nos próximos anos conforme os investimentos das empresas em ações pontuais, como palestras e informativos; e também em programas mais estruturados e contínuos. “Há um crescente interesse das companhias em tratar o tema de forma mais granular, investir na melhoria dos profissionais enquanto pessoa e estudar sobre como cuidar da saúde mental dos colaboradores para que continuem exercendo suas atividades laborais”, explica.

A publicação Harvard Business Review, que busca promover a reflexão inteligente sobre as melhores práticas na gestão de negócios, aponta que a cada US$ 1 investido em ações voltadas a melhorias na saúde, US$ 4 são percebidos em ganhos com o aumento da produtividade, menos absenteísmo e maior satisfação e retenção dos colaboradores. Por outro lado, a Allianz Saúde também observa um engajamento do próprio segurado em busca de sua melhora clínica e da produtividade diária por meio do trabalho realizado por uma equipe qualificada e especializada no acompanhamento dos casos. “É mútua a procura por ações que contribuam para reduzir o estresse e a ansiedade e que ajudam a gerenciar e a eliminar muitas das preocupações diárias”, pontua Matthias.

O Programa Equilíbrio

A Allianz Saúde oferece produtos e iniciativas voltadas exclusivamente às empresas e suas áreas de Recursos Humanos. Uma delas é o Programa Equilíbrio, realizado de forma on-line, com foco na qualidade de vida diária e laboral do participante. Com duração de 6 meses, a iniciativa inclui psicoterapia e consultas psiquiátricas.

Sobre a Allianz Seguros

No Brasil há mais de 115 anos, a Allianz Seguros atua em ramos elementares e saúde empresarial e está presente em todo o território nacional, por meio de 72 filiais, além de 62 assessorias e 33 mil corretores de seguros em todo o país. A Allianz Seguros é uma das líderes no setor de Ramos Elementares, 2ª em Automóvel e 1ª em Condomínio.

Tendo como premissa desenvolver ações de longo prazo, tanto nos seus negócios como no campo social, há mais de 25 anos um grupo de funcionários criou a ABA – Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz. Nesse período, mais de 9 mil crianças e adolescentes da Comunidade Santa Rita (zona Leste de São Paulo) foram atendidos pela ABA, por meio de atividades complementares à educação formal, como artes, esportes e inclusão digital.

A seguradora nomeia o Allianz Parque, a arena multiuso mais moderna do país. Desde sua inauguração, em novembro de 2014, já recebeu mais de 10 milhões de pessoas.

Fonte: Virta Comunicação Corporativa