A distância entre carro e ciclista é importante para um trânsito seguro

O trânsito é um espaço compartilhado com diferentes tipos de veículos e por isso exige que todos os usuários ajam com cuidado e respeito entre si. A prática da distância segura entre carro e bicicleta é uma das maneiras de fazer isso.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define que a distância segura entre carro e bicicleta é de 1,5 m e precisa ser mantida pelo veículo que se aproxima ou ultrapassa a bicicleta de forma lateral. O desrespeito a essa regra pode acarretar em multa ou pior, um acidente.

É importante que essa norma seja seguida pois os ciclistas são considerados um dos mais vulneráveis no trânsito, ou seja, estão mais suscetíveis a consequências graves na ocorrência de uma batida. No caso de uma queda, por exemplo, o ciclista fica exposto aos outros carros e isso pode ocasionar lesões mais graves.

Além disso, com o cumprimento da distância lateral é possível o ciclista desviar de obstáculos e fazer conversões seguras.

Coloque essas dicas práticas e vamos juntos construir um trânsito melhor para todos.

SindsegSC

O SindsegSC - Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina é uma entidade representativa do mercado de seguros com 98 anos de existência. É também desde 2020, uma Entidade Laço Amarelo certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras