Com 59% da companhia composta por mulheres, Zurich quer maior participação feminina em áreas específicas e na liderança

Ficou instituído que o dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Um estudo anual do Fórum Econômico Mundial (FEM) concluiu que, antes da pandemia, o período esperado para que o planeta alcançasse a equidade de gênero seria de aproximadamente 99,5 anos. Porém, haverá um aumento de 36 anos neste atraso devido às mudanças provocadas pela Covid-19, segundo o estudo.

Quando se fala do mercado de trabalho, o desafio é maior em algumas áreas do que em outras. Embora haja uma crescente conscientização sobre a importância da diversidade, ainda são poucas as mulheres que atuam em áreas como tecnologia, por exemplo — cenário que algumas empresas estão tentando mudar com iniciativa específicas para aumentar a participação das mulheres nessa área.

“Percebemos uma evolução recente no mercado, mas há anos estamos atentos à questão da diversidade, tanto que buscamos alimentar a pluralidade nas nossas áreas”, comenta Carlos Toledo, Diretor Executivo de Pessoas & Cultura da Seguradora Zurich.

A Zurich vem trabalhando para mudar a desigualdade do acesso à educação e treinamento em tecnologia, que pode impedir as mulheres de adquirir as habilidades necessárias para trabalhar na área. A companhia quer aumentar o número de profissionais do gênero feminino atuando em tecnologia na empresa.

“Nosso quadro de colaboradores é composto em 59% de mulheres, mas ainda há desafios em vários segmentos”, aponta Carlos. “Atualmente, por exemplo, 21% da área de tecnologia é do gênero feminino, sendo que nos cargos de liderança de TI da companhia, 17% são mulheres. Queremos maior equilíbrio, e por isso, estamos investindo em parcerias com instituições que também se preocupam com a formação feminina nesse segmento, que ainda é cheia de tabus”, explica.

A Zurich mantém parceria com a SoulCode Academy, uma edtech brasileira que tem como propósito a educação tecnológica, inclusão digital, impacto social, diversidade e empregabilidade. Contratada há dez meses, a analista de dados Taís Santos é uma das profissionais da área de tecnologia da Zurich que foi admitida por meio da parceria. Formada em engenharia de produção, ela viu durante a pandemia uma oportunidade de fazer transição de carreira, já que houve aumento na necessidade de profissionais de TI. Foi nesse momento que ela conheceu a SoulCode.

“Escolhi engenharia de dados e fiz cursos para aperfeiçoar soft skills para competência de engenharia de dados”, revela. Na SoulCode, Taís passou por mentoria até ser direcionada para o processo seletivo que a levou até a Zurich. “Foi uma experiência enriquecedora e hoje posso colocar em prática tudo o que estudei. Tem sido um momento de grandes aprendizados e oportunidades”, comemora.

Pronta para liderar

Como explica o Diretor de Pessoas & Cultura da companhia, Carlos Toledo, a Zurich tem um olhar voltado não apenas para a equidade de gênero de maneira geral na companhia, mas também de maneira segmentada, olhando para áreas específicas e especialmente para a liderança. Não à toa, a companhia, que já realizou programas de mentoria voltados a mulheres em anos anteriores, agora está lançando um programa de liderança com um olhar específico para diversidade, contemplando grupos como mulheres e pessoas pretas.

Na opinião de Zilea Barrilari, que ocupa o cargo de CIO da Zurich, a educação é fundamental para desmistificar os estereótipos de gênero que influenciam a forma como as meninas são incentivadas a se engajar com a tecnologia. “Em TI, temos carreiras de todos os tipos, como em qualquer outra indústria. Cada vez mais precisamos de perfis diversos para trazer os melhores resultados. Isso precisa ser mais divulgado para atrair talentos e superarmos a crise atual de falta de profissionais, pois vivemos um apagão de talentos, com vagas que chegam a 800 mil postos no país”, assinala.

A executiva da Zurich está lançando o livro “TI de Salto”, volume III, em que junto com outras mulheres, expõe suas experiências atuando na área de tecnologia. Ela conta no livro que começou a carreira dando aulas e sempre estranhou a desproporção entre homens e mulheres. “Observei que os professores que me inspiraram desde sempre eram mulheres fortes e que utilizavam cada momento de suas vidas para iluminar e transformar a vida de seus alunos. Creio que elas me inspiraram e me inspiram até hoje. Com esse projeto, que já está em seu terceiro volume, espero inspirar meninas como aconteceu comigo no passado”, revela.

Além de liderar uma equipe na Zurich, Zilea diz que busca sempre contribuir com as mulheres nos grupos em que participa. Para ela, é preciso ver além. “As ciências exatas – a tecnologia – permitiram ao ser humano chegar aonde chegou e vislumbrar um futuro sem limites, humano e próspero para todos. Nós, mulheres, ao ocuparmos essas posições, podemos promover tudo isso de forma firme, forte, inteligente e doce”, finaliza.

Serviço Livro — TI de Salto: Volume 3

Livro: TI de Salto: Volume 3