O respeito ao ciclista é primordial para a melhoria do trânsito

As bicicletas são meios de transporte mais sustentáveis e trazem diversos benefícios para a saúde. Um estudo da Bicycle- Guider de 2022 estima que existem 40 milhões de bicicletas espalhadas pelo Brasil, ou seja, não é raro cruzar com um ciclista nas estradas.

Este meio de transporte exige que os cuidados com a segurança sejam redobrados pois os ciclistas estão mais expostos do que um carro. A primeira coisa a ser feita é sempre utilizar todos os equipamentos de segurança em todos os trajetos que serão feitos, sejam eles longos ou rápidos. Outro ponto importante é a prática do respeito e cumprimento das regras previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) por ambas as partes, motorista e ciclista.

O CTB prevê que as bicicletas têm a preferência e por isso sempre que possível o motorista deve conceder passagem ao ciclista. Já o usuário de bicicleta precisa estar com a manutenção da bike em dia e evitar a execução de manobras como pedalar empinando a bicicleta em ciclovias, ciclofaixas e demais espaços de circulação.

Também é importante ressaltar que carros e bicicletas compartilham a responsabilidade sob o pedestre pois, nesta relação, o pedestre é o mais vulnerável.

Com todos sendo respeitosos no trânsito e seguindo as normas, fica mais fácil ter o trânsito seguro que todos merecem.

SindsegSC

O SindsegSC - Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina é uma entidade representativa do mercado de seguros com 98 anos de existência. É também desde 2020, uma Entidade Laço Amarelo certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras