A Inteligência Artificial generativa vai impulsionar a inovação no setor de seguros

A ascensão da inteligência artificial (IA) trouxe consigo uma série de benefícios e desafios para o setor de seguros. Ao mesmo tempo que os players descobriram que o aprendizado de máquina, o processamento de linguagem natural e a automação inteligente podem melhorar a eficiência operacional, a análise de dados e a experiência do cliente, há também uma forte preocupação com questões de ética e privacidade dos dados, o que faz despertar pontos de vista variados sobre essa tecnologia. Assim, enquanto a IA é vista como uma ferramenta revolucionária que impulsiona a eficiência e a inovação, ela também evoca questões sobre sua influência e possíveis consequências negativas. E essas questões preocupantes ganharam novos contornos com a ascensão da IA generativa mais famosa deste momento: o ChatGPT. Com tantos pontos a serem analisados, alguns questionamentos são imprescindíveis: quais os caminhos dessa nova tecnologia? O que isso vai significar para o setor de seguros?

O impacto da IA generativa para o setor de seguros

Como toda nova tecnologia, o alcance do seu impacto não pode ser medido com precisão. Apesar disso, é possível apontar tendências com base em sua atual capacidade de atuação. Sendo assim, sabendo que o ChatGPT é capaz de criar novos conteúdos, como imagens, texto e áudio, ele pode ser aplicado em várias áreas dentro das seguradoras, uma das principais é na avaliação de riscos. É possível usar a IA generativa para gerar simulações e modelos que ajudam a prever e avaliar riscos, o que irá resultar em uma precificação mais precisa das apólices e uma melhor compreensão dos possíveis cenários. A ferramenta já faz até avaliação de seguro Auto.

Um passo além na experiência do segurado

Essa tecnologia também pode ser usada para criar chatbots e assistentes virtuais mais avançados, capazes de interagir de forma mais natural com os clientes, responder perguntas e fornecer suporte personalizado. Isso pode melhorar a experiência do cliente e reduzir a necessidade de intervenção humana em tarefas repetitivas.

O corretor de seguros continuará indispensável para o setor

Apesar das facilidades trazidas por essa tecnologia, a figura do corretor continua ocupando um lugar primordial na relação com o cliente e com a seguradora. Mesmo que a IA e o compartilhamento de dados tenham sacudido o mundo dos seguros, a atuação do corretor de seguros se mantém indispensável, o que muda é a maneira como esse profissional deve atuar para continuar relevante no ramo segurador. Ou seja, o corretor (assim como várias outras categorias profissionais) precisará se reinventar para manter-se relevante no mercado.

"A IA não pode substituir um corretor de seguros simplesmente porque treinou com uma grande quantidade de dados. Não pode ser uma fonte para um proprietário cuja empresa acabou de sofrer um ataque cibernético e precisa de alguém para conversar”

Hamesh Chawla, CEO e co-fundador da Mulberri Inc., declarou recentemente que a IA é importante e deve ser usada em todo o seu potencial, mas não vai substituir tudo, como alguns apontamentos mais catastróficos sugerem. Ele disse: “O ChatGPT ganhou atenção recentemente por causa de suas capacidades surpreendentes e do potencial de disrupção que representa. A IA continuará a se tornar parte integrante de nossas vidas e negócios, e devemos planejar isso. No entanto, não pode substituir tudo. Por exemplo, a IA não pode substituir um corretor de seguros simplesmente porque treinou com uma grande quantidade de dados. Não pode ser uma fonte para um proprietário cuja empresa acabou de sofrer um ataque cibernético e precisa de alguém para conversar”.

Mineração de dados e detecção de fraudes

Outra aplicação da IA generativa é na detecção de fraudes. Por exemplo, algoritmos generativos podem ser treinados para identificar padrões suspeitos em dados de sinistros e transações, ajudando a detectar atividades fraudulentas de forma mais eficiente.

A Zurich é a mais recente empresa a explorar o uso do ChatGPT. A seguradora está experimentando a IA generativa para descobrir como ela pode ajudar em tarefas como modelagem, sinistros e mineração de dados, de acordo com o Financial Times.

Regulamentação do uso da IA generativa

Como tudo que pode oferecer riscos à sociedade e aos negócios, a IA generativa precisa ter uma regulamentação. Cada país e setor deverá desenvolver seus próprios conjuntos de regulamentos, com base em suas experiências contínuas de IA generativa e nas vantagens que ela traz. No Brasil, o ChatGPT já despertou a atenção dos reguladores. O Senado Federal pretende estabelecer normas e leis para regular o uso da IA, dado seu impacto altamente massivo na sociedade. A proposta do atual Projeto de Lei sobre o tema é que as empresas que usarem a inteligência artificial de alto risco adotem medidas de registro do funcionamento e do uso desse recurso, para estabelecerem métodos de correção. As sanções administrativas devem variar entre advertência, multa simples de até 2% do faturamento da empresa, sendo que o valor máximo deve ser de R$50 milhões por infração, até a suspensão em partes ou por completo do sistema.

Os horizontes inovadores da IA generativa

A revolução da IA generativa no setor de seguros traz consigo muitos benefícios e desafios que não são totalmente previsíveis. Há todas as vantagens já mencionadas, como a automação e a análise avançada de dados promovendo eficiência e inovação, melhorando a experiência do cliente, da mesma maneira que há um grande medo em torno da extinção de algumas profissões – o BuzzFeed, por exemplo, anunciou a demissão de 180 redatores, em dezembro de 2022, e informou que passaria a utilizar mais o ChatGPT para criar conteúdo baseado em listas ou testes. No entanto, a resposta do público e dos investidores à mudança não foi positiva.

Portanto, a certeza é a de que a IA generativa vai abrir horizontes inovadores com todos os aspectos positivos e negativos atrelados a todos os grandes avanços. O google é um grande exemplo disto: ele mudou o mundo em poucos mais de 20 anos. Assim, mesmo que não seja possível ter a dimensão da natureza e do nível de transformação desta nova tecnologia, a certeza é de que o setor de seguros saberá como se fortalecer diante dos horizontes inovadores que estão por vir, assim como tem sido em toda a história da sua existência.

Fonte: Insurtalks