Sompo Seguros é certificada pela GPTW como uma das melhores empresas para trabalhar pelo terceiro ano consecutivo

A Sompo Seguros S.A., subsidiária da Sompo International, empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, acaba de conquistar pelo terceiro ano consecutivo, a certificação de excelente empresa para trabalhar. Conferido pela Great Place to Work (GPTW), consultoria global que há mais de 25 anos avalia anualmente a prática de companhias em 97 países, o levantamento destaca as políticas e programas adotados que contribuem para que empresas desenvolvam ambientes de trabalho de excelência e que tenham as pessoas no centro da estratégia de negócios.

“A certificação faz parte de um processo de melhoria contínua por meio do qual buscamos estabelecer políticas de gestão de pessoas que propiciem um ambiente de respeito à diversidade e de reconhecimento do talento e potencial de cada um. Estabelecer relações mais simples e próximas e construir confiança orientada por uma liderança humanizada são postos-chaves para o bom desempenho de uma operação”, avalia Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo Seguros. “Com isso, podemos alcançar um clima organizacional saudável, que propicie a melhor experiência às pessoas que trabalham aqui, porque isso é que apoia o crescimento sustentável do negócio”, destaca.

Além de políticas de RH e gestão de pessoas e benefícios já consolidados, a Sompo Seguros conta com um trabalho de potencializar os talentos dominantes dos colaboradores para que possam se desenvolver profissionalmente em um ambiente de integração e colaboração, com base nos propósitos e cultura da companhia. Para isso, só em 2022, mais de 230 líderes participaram de cerca de três mil horas de treinamento do Boss to Coach (“Do Chefe ao Líder”), um programa de desenvolvimento de liderança pautado na metodologia internacional da Gallup (Pontos Fortes), que orienta líderes a incentivar o protagonismo e o senso de propósito em suas equipes.

“Trabalhamos com equipes altamente qualificadas, que precisam atuar em constante colaboração para que possam levar soluções diferenciadas aos nossos clientes. O investimento em treinamentos e qualificações para que cada colaborador conhecesse seus talentos dominantes e os utilizassem para melhorar o desempenho e traçar uma estratégia de desenvolvimento de carreira teve um impacto positivo tanto na produtividade e no resultado operacional quanto no clima organizacional da companhia”, observa Celso Ricardo Mendes, Diretor Executivo da Sompo Seguros. “O propósito do Grupo Sompo é criar um ecossistema de referência em Segurança, Saúde e Bem-Estar. No Brasil, a Sompo Seguros tem a missão de desenvolver negócios que reafirmem e conectem o propósito de vida das pessoas com o dos negócios, potencializando o talento de cada um. Por isso trabalhamos para estabelecer relações mais simples e próximas e para garantir um ambiente saudável, no qual as pessoas tenham a segurança de ser quem são, sintam-se respeitadas, valorizadas, e tenham a satisfação e felicidade de trabalhar na companhia”.

Outro ponto relevante é que novas estratégias dinamizaram os múltiplos canais de comunicação Interna, com objetivo de favorecer mais diálogos, interações e informação na medida certa, transmitindo a cultura em todos os momentos da jornada dos colaboradores na companhia. Para isso, além de contar com líderes como porta-vozes para suas equipes, foram trabalhados meios dedicados às informações cotidianas, de leitura rápida; bem como ferramentas específicas para os momentos de aprofundamento e trocas de informações.

“Mais do que um selo de renome que certifica boas práticas, a GPTW é uma metodologia consolidada globalmente, auferida de forma independente com base na percepção dos colaboradores, e que tem sido uma das principais ferramentas e parceiras para nortear melhorias em gestão de pessoas em nossa empresa”, considera Roberta Caravieri, superintendente de Recursos Humanos da Sompo Seguros. “As recomendações da GPTW, aliadas às outras pesquisas internas que realizamos com suporte de consultorias independentes, são essenciais para o desenvolvimento de nosso Planejamento de Gestão de RH. Só no último ano, as ações implementadas resultaram na melhora no engajamento da equipe e na percepção positiva quanto à cultura organizacional e comunicação de todos os aspectos da companhia que influenciam no dia a dia e na carreira dos colaboradores”, conclui.

Fonte: CQCS