Os gerentes executivos do SindsegSC: SIMÉIA TAMARA COELHO HELEODORO (2003 - atualmente)


O funcionamento de uma entidade como o SindsegSC – Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina depende de pessoas comprometidas, que fazem o cotidiano acontecer com profissionalismo e dedicação. Algumas dessas histórias começam de forma inesperada — mas se tornam essenciais com o tempo.

Siméia Heleodoro é um desses nomes que marcaram o dia a dia do sindicato. Contratada em 2003, durante a gestão de Sérgio Passold, ela chegou para auxiliar o então secretário executivo Werner Holetz. Na época, eles procuraram uma empresa para ajudar no processo seletivo. Durante o processo, devido a dificuldades financeiras que a empresa atravessava, ela demonstrou interesse na vaga, e pelas habilidades profissionais, foi contratada.

Ela conta que o Sr. Werner Holetz foi um mentor, que ensinou desde contribuição sindical, eventos, a parte administrativa, o relacionamento com as pessoas do mercado e muito mais.

Lembra que quando chegou, o Sr. Sérgio Passold apresentou um armário com vários projetos. “Quando ele abriu, aquilo tudo veio pro chão”, lembra. Ele pediu que ela organizasse tudo, para que eles conseguissem levar aquelas ideias para as ruas, para a sociedade.

A diretoria era muito ativa e aberta aos projetos que eram apresentados e ela encarou a nova jornada como um desafio a ser superado. “O desafio me motiva muito”, ela comenta.

Uma das curiosidades do início do trabalho no sindicato era a forma como o secretário executivo chamava as auxiliares. Ele tinha uma sineta. Um toque era pra chamar a outra auxiliar administrativa e dois toques era pra chamar a Siméia. Mas, às vezes, era a outra auxiliar que a avisava que ela estava sendo chamada. “Eu demorei a pegar no ritmo da sineta”, lembra ela com um sorriso.

O Sr. Werner Holetz deixou o SindsegSC em 2008 e Siméia assumiu como secretária executiva.

Siméia mantém os instrumentos da época, como a sineta, as máquinas de escrever que eram usadas pelo Sr. Werner para escrever as atas (depois ela passava para o computador) e o grampeador.

A relação com os presidentes e as diretorias sempre foi muito boa e de grande aprendizagem, porque cada um tinha um jeito diferente de conduzir as ações. O ex-presidente Sérgio Passold, por exemplo, é lembrado pelo empreendedorismo, com foco em criar ações sociais para que todos conhecessem o trabalho do SindsegSC. Paulo Luckmann preocupou-se com a gestão humana, com o objetivo de integrar o mercado. Rogério Spezia destacou-se pelas iniciativas de inclusão, como o patrocínio da Apesblu e o apoio para a realização da primeira cirurgia de mielomeningocele em Santa Catarina.

Na sequência, já com a mudança na forma de gestão, em 2020, o presidente Waldecyr Schilling foi indicado pela Zurich Seguros. E aconteceu a pandemia, o que obrigou o sindicato a mudar o formato das reuniões e dos trabalhos em geral, para o online. Um momento marcante, nesse período, foi a campanha “Doe Sangue Que Nós Doamos o Alimento”, com a participação de profissionais do mercado segurador em todo o estado fazendo doações de sangue e a cada doação era doada uma cesta básica para um asilo.

Logo depois, em 2021, Waldecyr se desligou da Zurich para abrir a própria empresa.

Na sequência, a Zurich Seguros indicou Luciano Vicente da Silveira para a presidência do SindsegSC.

Luciano, ainda na pandemia, fez um trabalho importante para conscientizar a sociedade sobre os problemas da proteção veicular. E criou o Almoço do Mercado Segurador Catarinense, para reunir corretores e profissionais das seguradoras.

Em maio de 2023 assumiu o presidente João Amato. Ela conta que o atual presidente sempre pondera que todo problema tem solução. "Ele é um ser visionário, que tem como foco oportunizar, voz para toda a diretoria - estou aprendendo muito com o Sr. Amato".

Siméia diz que as mudanças na diretoria são como uma aula, porque você precisa se adaptar às pessoas e aprender com elas diariamente. 

Chegou à gerência administrativa em 2008, na gestão de Paulo Luckmann. Nessa jornada, colaborou para a criação de vários programas, como o PDES – Programa de Desenvolvimento dos Executivos do Seguro; o Panorama Empreendedor, palestras e treinamentos. E campanhas sociais. Uma das que marcaram profundamente a lembrança de Siméia foi quando conseguiram reunir muitos profissionais do mercado para visitar asilos. O sindicato organizava um café e eles levariam o que quisessem para passar um tempo com os idosos: “As mulheres levavam esmalte, maquiagem, outros levavam alguém para tocar violão ou acordeon”. Segundo ela, foi uma campanha que ajudou a integrar o mercado e mostrar que todos precisamos de apoio.

Siméia destaca a campanha “Viva”, quando foram espalhados outdoors pelo estado, com mensagens fortes para conscientizar sobre a importância da prevenção no trânsito. Foi uma iniciativa da comissão de automóveis, na época, aprovada pela diretoria.

As campanhas sociais são um grande orgulho. E ela agradece aos presidentes e diretores, que sempre foram muito receptivos aos projetos sociais.

Ajudou a criar o Clube da Pedrinha, com Paulo Luckmann, e auxiliou na fundação do CVG – Clube de Vida e Grupo em Benefícios de Santa Catarina, criado oficialmente na gestão de Luciano Silveira, oferecendo apoio na parte burocrática.

Ao longo desses 20 anos no sindicato, Siméia acompanhou várias transformações do mercado. Lembra que quando chegou, por exemplo, os profissionais usavam paletó e gravata. Hoje, se vestem bem, mas com mais conforto, mantendo o mesmo profissionalismo.

Uma das principais transformações no mercado foi a participação das mulheres. Diz que, na época, era difícil encontrar uma mulher em uma reunião, por exemplo. E havia até mesmo dificuldade em aceitar que mulheres vendessem seguro de automóveis, porque se achava que elas não teriam o perfil para a função. Felizmente, aos poucos, essa situação foi mudando, e hoje a participação das mulheres é muito bem-vinda.

O relacionamento entre os profissionais também melhorou nesse tempo, devido ao trabalho realizado pelo sindicato.

Siméia conta que uma grande mudança também foi com relação à CNSeg. Hoje, os sindicatos têm mais voz, os diretores participam mais ativamente, com reuniões quase toda semana.

Na comemoração do centenário do SindsegSC, Siméia agradece por todas as oportunidades que teve: “Para mim, a minha vida dentro do sindicato é muito marcante, é inarrável. Nesse tempo eu casei, eu tive filha, construí minha vida, minha família. Hoje sou apaixonada pelo que eu faço. Agradeço a todos pela confiança em mim e no meu trabalho”.

Esta entrevista foi realizada em maio de 2024.

Este texto faz parte da Revista Bem Seguro 11ª Edição, uma edição especial e comemorativa dos 100 anos SindsegSC, que está repleta de curiosidades e homenagens a quem fez parte dessa trajetória desde 1924. Ficou interessado em conhecer mais sobre a nossa história? Acesse o site do SindsegSC e confira o conteúdo completo: https://www.sindsegsc.org.br/novidades/publicacoes/33/revista_sindsegsc. Não perca tempo e boa leitura!

Sobre Joelson dos Santor - Escritor Responsável



A Revista Bem Seguro 11ª Edição - Especial 100 anos SindsegSC foi desenvolvida em parceria com o jornalista responsável Joelson dos Santos. Trabalhou em várias emissoras de rádio AM e FM, em Florianópolis, como Atlântida FM, União FM, Antena 1 FM, Rádio Guararema AM. E, em Blumenau, Rádio Nereu Ramos AM, União FM e 90 FM.

Foi apresentador de telejornais, na TV Barriga Verde e TV Cultura, em Florianópolis, e em Blumenau apresentou o Jornal do Almoço, da RBS TV, e o Balanço Geral da ND TV.

É advogado e também atua como Mestre de Cerimonial em vários eventos, como congressos, seminários, formaturas e eventos corporativos.

Sobre o SindsegSC

O SindsegSC – Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina, com um século de história, reúne as principais empresas do setor de seguros catarinense. Como entidade líder, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico do estado e no fortalecimento do sistema de seguros privados. Além de representar suas associadas, o SindsegSC promove a disseminação da cultura do seguro, contribuindo para o progresso de Santa Catarina. Para a gestão 2025/2028, a entidade é presidida por João Amato.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras