Número de mortes nas estradas cai 40,54% no final do ano

Balanço da Polícia Rodoviária Federal divulgado nesta terça-feira, 3, aponta que o número de acidentes no país cresceu durante a operação Ano Novo, mas o número de mortes e feridos caiu, na comparação com o ano anterior. A operação começou dia 30 de dezembro e terminou à meia noite de segunda-feira (2). A redução no número de mortes foi de 40,54%. Já o número de acidentes foi 7,96% maior em comparação com o mesmo período de 2004/2005 --realizada entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro. Durante a operação foram registrados, no total, 1.519 acidentes, que deixaram 1.049 feridos e 66 mortos. No ano anterior, foram 1.407 acidentes, com 1.154 feridos e 111 mortos. Para o inspetor Alvarez de Souza Simões, chefe de Policiamento e Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal e coordenador-geral de Operações substituto, a redução no número de vítimas reflete as ações de fiscalização do órgão. "Sem sombra de dúvida, os motoristas estiveram mais bem informados dos perigos nas rodovias neste final de ano", afirma. Levantamentos da Polícia Rodoviária mostram que nos finais de semana normais o tráfego de veículos aumenta em cerca de 20% nas estradas, enquanto nos finais de semana prolongados chega a 30%. O movimento é até 50% maior que o normal nos feriados de Natal e de Ano Novo. Fonte : Folha On line (Fenaseg)