Produção de veículos em 2005 tem o melhor resultado da história do setor

A produção de veículos em 2005 superou as expectativas iniciais da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e alcançou 2,447 milhões de unidades, uma alta de 10,7% em relação a 2004. Foi o melhor resultado da história do setor. A Anfavea esperava que o ano de 2005 terminasse com a produção de 2,440 milhões de unidades, o que representaria uma alta de 10,4%. O resultado acima do previsto reflete o bom desempenho de dezembro, quando foram produzidos 200.332 veículos, uma alta de 6% na comparação com o mesmo mês de 2004. Em relação a novembro, houve uma queda de 6%. As vendas de veículos também surpreenderam a Anfavea, com a comercialização de 183.642 unidades em dezembro. Foi o melhor dezembro da história. O resultado mensal perde apenas para outubro de de 1997, quando foram licenciados 189.022 veículos. Com o bom resultado de dezembro, as montadoras encerraram 2005 com a venda de 1,714 milhão de veículos para o mercado interno, uma expansão de 8,6% frente a 2004. Inicialmente, a Anfavea projetava uma alta de 7,7% nas vendas internas, com a comercialização de 1,7 milhão de unidades. Para 2006, a associação espera por uma expansão de 4,2% na produção de veículos, com 2,55 milhões de unidades, o que representará um novo recorde na história do setor. O acréscimo do próximo ano será resultado da continuidade do crescimento de 6,18% nas vendas para o mercado interno (1,82 milhão de veículos) e da expansão de 2,79% nas exportações --que devem atingir US$ 11,5 bilhões. Se as estimativas forem alcançadas, o setor baterá em 2006 um novo recorde de produção e exportação de veículos. As vendas para o mercado interno, no entanto, ficarão menores que as 1,94 milhão de unidades comercializadas em 1997. Fonte: Folha Online (Fenaseg)