Novas Federações são instaladas e já começaram a trabalhar

A instalação das quatro Federações do mercado segurador do novo modelo de representação institucional foi marcada por um almoço, realizado na última quarta-feira, dia 7 de março, no Rio de Janeiro. O evento reuniu cerca de 80 pessoas - entre  membros das Diretorias das entidades e representantes da  Fenaseg.  Os presidentes das novas entidades se manifestaram, tendo, cada um, apresentado os diretores presentes das respectivas Federações. Antonio Cássio dos Santos, presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida – Fenaprevi,  falou da importância do processo de reestruturação do sistema de representação do setor, o que, na sua opinião, permitirá o tratamento tecnicamente mais eficaz dos temas por se tratarem de federações especializadas.  Cássio dos Santos também elogiou a condução do processo de reestruturação e os trabalhos que foram desenvolvidos pela Fenaseg e pela Anapp, nas áreas de seguros de pessoas e previdência complementar aberta. Jayme Brasil Garfinkel, presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais -  Fenseg, ressaltou o fato de o projeto do novo modelo de representação institucional do mercado segurador ter sido desenvolvido pelo próprio mercado.  O que, na sua opinião, coloca sob a tutela do mercado o sucesso do funcionamento do novo sistema. "Tudo depende de nós", afirmou. José Ismar Alves Tôrres, presidente da Federação Nacional de Capitalização - Fenacap,  destacou a importância de se debater e implementar a nova norma do mercado de capitalização, que há pelo menos dois anos  vem sendo objeto de análise. E de também se desenvolver um trabalho de melhoria da capitalização visando, entre outras coisas, eliminar preconceitos ainda existentes contra o produto. Luiz Trabuco Cappi, presidente da  Federação Nacional de Saúde Suplementar – Fenasaúde,  fez  um agradecimento especial às diretorias da Fenaseg, Sindicatos e Federações  presentes ao evento. O executivo afirmou que o mercado segurador vive um momento ímpar, e ressaltou ser um marco a aglutinação das empresas que compõem o sistema de saúde suplementar em uma Federação.  Trabuco Cappi  entende que essa parceria será de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do setor. Após o almoço, os quatro presidentes conduziram a primeira reunião de trabalho com suas Diretorias, com o objetivo de traçar as primeiras diretrizes de atuação. (Fenaseg)