Estudo mundial aponta transformações no futuro das empresas de seguros

Um estudo mundial realizado pela IBM revelou que o mercado segurador deverá passar por uma série de transformações até 2020.  Denominado “Seguro em 2020: Inovando Além dos Modelos Tradicionais”, mostra que tais transformações permitirão a criação de produtos, serviços e processos de negócios inusitados. Entre estas novidades apontadas estão: o Seguro Sob Demanda (Pay-as-You-Live, Pay-as-You-Drive Insurance) e o Gerenciamento de Risco Ativo (Active Risk Management), que, de acordo com a pesquisa, reduzem os custos e o gerenciamento de sinistros ao enfatizarem ações preventivas. Segundo a IBM, os conceitos apontados no estudo se apóiam nas tecnologias existentes e nas que devem surgir no futuro e substituem os modelos de seguro vigentes há décadas por novos processos de negócio, diminuindo os custos, aumentando a atratividade dos produtos e oferecendo melhores serviços. Os novos cenários Para chegar a este resultado foram realizadas entrevistas com mais de 35 executivos que comandam as principais organizações de seguros do mundo, além de clientes, corretores e agentes.  O foco da pesquisa foi o exame dos fatores de impacto que influenciarão a indústria nos próximos anos: novas tecnologias, regulamentação complexa e maior competição. Além disso, as mudanças na composição demográfica dos clientes, a proliferação das fontes de informação e o impacto da globalização criam uma série de novos desafios. A maioria dos participantes do estudo concordou que a indústria precisa evoluir para atender às necessidades de uma base de clientes em transformação, cada vez mais exigentes e que, os atuais modos de operação ameaçam a sua capacidade de inovação. “A indústria está evoluindo em direção a uma era de experimentação e inovação – a proposta de valor do seguro do futuro se baseará na capacidade de oferecer serviços financeiros e elementos de mitigação de risco, totalmente adaptados e ajustados às necessidades individuais”, afirmou Mônica Amaral, gerente para o setor de seguros da IBM na América Latina, enfatizando que a otimização do atual modelo de negócios não pode mais substituir a inovação que realmente fará diferença para a indústria de seguros. Principais TendênciasSegundo o estudo, há quatro tendências que mostram a necessidade de inovação e que deverão abrir caminho para a efetiva criação de valor:–   A tecnologia virtualiza a cadeia de valor e diminui as barreiras à entrada - A onda tecnológica viabilizará um número cada vez maior de fornecedores de serviços de nicho dentro e fora da cadeia de valor tradicional. Até 2020 surgirão diversas empresas plena ou parcialmente virtuais para atender as necessidades de clientes e empresas.–   Clientes ativos e informados contratarão operadores não tradicionais - O impacto de modernas redes de informação e a constante transferência de responsabilidade financeira para os clientes finais vão dar força à ampliação de serviços e conveniência. Os clientes de seguro atuais e potenciais de diversos grupos demográficos migrarão para operadores que atendam suas expectativas de forma consistente.–   Os principais produtos de seguro são dinâmicos e oferecem um desempenho de negócios mais consistente - Lidar com uma população mundial que avidamente consome e é estimulada por comunicação e personalização levará os operadores a desenvolver produtos que sejam flexíveis e adaptáveis.  A tecnologia permitirá que as empresas de seguro façam seus produtos interagirem cada vez mais e em tempo real através de redes de sensores dando ênfase a uma regulamentação mais moderna de privacidade. –   A coordenação regulatória e o uso de padrões de indústria se ampliam em escala mundial -  A globalização de todas as indústrias e o requisito de eficiência derivam na coordenação de proteção a clientes e empresas nas diferentes geografias e proporcionam um aumento no nível de automação acelerando a demanda por padronização da indústria. (Fenaseg)