Estudo dá dicas de veículos com boa visibilidade ao volante

Um novo estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), desta vez sobre a visibilidade proporcionada por diferentes veículos, estabeleceu uma classificação de 0,5 a 5 estrelas para os modelos avaliados. Na categoria hatch compacto, a melhor nota foi obtida pelo Ford Novo Ka, com 4,5 estrelas, seguido pelo Fiat Miller Fire, com 3,5 estrelas. Na modalidade hatch médio, houve empate entre o Peugeot 307 e Fiat Stilo, com 4 estrelas. O sedan compacto GM Prisma, com 3,5 estrelas, e o Ford Fiesta Sedan, com 3 estrelas, venceram em sua categoria. No sedan médio, a liderança coube ao Mercedes C-320, com 4 estrelas, seguido pelo Peugeot 307 Sedan, com 3,5 estrelas. O ranking teve como base uma média aritmética dos resultados de três tipos de visibilidade: traseira, lateral e dianteira. Segundo o estudo, a visibilidade proporcionada ao motorista é uma questão fundamental de segurança no trânsito. Daí porque, a despeito do modelo, o trabalho recomenda uma série de cuidados que os motoristas devem observar. Entre outros, evitar objetos mal acomodados ou sobre o porta-pacotes traseiro. Para tanto, os motoristas devem utilizar o porta-malas ou os assentos dos bancos. O trabalho adverte que a permanência de quaisquer elementos entre o espelho retrovisor interno e o vidro traseiro, por menores que sejam, atrapalha a visibilidade. Também é importante evitar adesivos colados nos vidros traseiros e, na ausência de ocupantes, abaixar os encostos de cabeça do banco traseiro. Essa prática beneficia a visibilidade pelo vidro traseiro. Fundado em 1994, o Cesvi Brasil(www.cesvibrasil.com.br) é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à reparação automotiva e à segurança viária, e foi o primeiro da América Latina. (Fenaseg)