Segmento de vida cresce 12,85% de janeiro a abril

A linha de seguros para pessoas continua a manter a trajetória de forte expansão. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a receita subiu 12,85% comparada ao mesmo período de 2007, ao avançar de 3,357 bilhões para R$ 3,788 bilhões. Entre outros produtos, a carteira de pessoas engloba os seguros prestamistas, educacionais, vida individual e em grupo. As apólices seguem o rastro da atividade econômica. Daí porque a maior taxa de expansão foi apresentada pelos seguros turísticos, que tiveram ampliação de 53,37% no período, pulando para R$ 5,227 milhões (superior aos R$ 3,408 milhões no mesmo dos quatro primeiros meses de 2007. O resultado do seguro acompanha os seguidos recordes de viagens aos brasileiros ao exterior, puxadas pelo dólar em queda.  Na seqüência, os seguros de acidentes pessoais (coletivo), que somaram R$ 568 milhões no acumulado de janeiro a abril, crescimento de 26,52% em comparação aos R$ 449 milhões do mesmo período do ano imediatamente anterior.   Entre os chamados seguros de credit life (contratados contra inadimplência em prestações por morte, invalidez ou desemprego do tomador de empréstimo), os prêmios das apólices prestamistas avançaram 17,65%, avançando para R$ 740 milhões de janeiro a abril de 2008, em relação aos R$ 629 milhões do mesmo período do ano anterior. Os números são da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), entidade que representa 89 empresas que comercializam produtos de vida e previdência. A entidade elabora mensalmente balanço do setor com base nas informações coletadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). O levantamento não inclui o VGBL, considerado para esse fim como produto de acumulação previdenciária.  Houve também avanço no montante para sinistros retidos(equivalente ao sinistro pago na integralidade, menos descontos de cosseguro cedido, resseguro cedido e outros descontos, mais retrocessão aceita), que cresceu, no primeiro quadrimestre deste ano, para R$ 1,309 bilhão, em relação aos R$ 1,262 no mesmo período em 2007. (Fenaseg)