FGV constata que consumidor está menos otimista com conjuntura econômica

A percepção de piora da conjuntura econômica, sobretudo com o avanço da inflação e alta dos juros, chegou ao Índice de Confiança do Consumidor (ICC),  da Fundação Getulio Vargas (FGV ). O indicador teve redução de 4,9% entre junho e julho deste ano, ao passar de 107,2 para 101,9 pontos, o menor nível desde junho de 2006 (de 101,0). Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o ICC apresentou variação negativa de 5,8%. No entender da FGV, tanto as avaliações sobre a situação atual quanto as expectativas para os próximos meses foram piores do que em junho. O Índice da Situação Atual caiu para 101,2, o menor nível desde março de 2007 (99,3). E o Índice de Expectativas retrocedeu 1,8%, de junho para julho, e fechou em 102,3, o menor desde julho de 2006 (101,6). "Entre os indicadores da Sondagem, a piora em julho foi mais acentuada nas avaliações e previsões sobre a situação da economia local, e mais moderada nos quesitos que tratam da situação financeira da família e do mercado de trabalho", diz nota da FGV. A FGV constatou ainda que ocorreu piora nas expectativas em relação às compras de bens duráveis nos próximos seis meses. Aqueles que esperam gastar mais diminuiu de 13,0% para 10,7%. Os consumidores que têm a expectativa de gastar menos se manteve estável, passando de 29,2% para 29,3%. O ICC tem como base uma amostra em mais de 2000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de julho foi realizada entre os dias 30 de junho e 18 de julho de 2008. (Fenaseg)