Corretor é obrigado a renovar habilitação profissional

Em cinco dias, mais de 1.200 corretores de seguros procuraram seus sindicatos de classe espalhados pelo País para se recadastrarem, obrigatoriedade que tem prazo para ser cumprido: até o dia 30 de novembro. Tal procedimento é gratuito e implica na renovação da carteira de identidade profissional, que será agora confeccionada em PVC.. No caso do corretor de seguros de vida, o documento virá com foto. Para as empresas de corretagem de seguros, o recadastramento só ocorrerá no ano que vem. Outra novidade é que a nova carteira profissional trará um chip para gravação de certificado digital de qualquer autoridade certificadora que adote os padrões da ICP-Brasil. Será, inclusive, permitido o recadastramento por meio de certificado digital. As carteiras ou títulos de habilitação profissional terão validade de três anos. Pelo regulamento da Superintendência de Seguros Privados (Susep), as empresas de seguros, previdência complementar aberta e capitalização não poderão realizar operações intermediadas por corretores com carteira de identidade profissional vencida há mais de 30 dias, nem efetuar pagamentos relativos a comissões de corretagens. (Clipp-Seg Online/Jornal do Commercio)