Pesquisa prevê período de alta das taxas de resseguros

O período de queda das taxas de resseguro parece estar chegando ao fim, após quase cinco anos de um período conhecido como "soft market", segundo pesquisa divulga pela Risk & Insurance Management Society Inc.(Rims), organização que reúne cerca de 1,2 mil gerentes de riscos das principais empresas americanas. De acordo com a última pesquisa, referente ao terceiro trimestre do ano, os preços de vários tipos de seguros ainda continuam em baixa, mas se percebe uma deterioração do resultado de subscrição. A agência AMBest estimou um índice combinado de 108% para as seguradoras de bens e de responsabilidades em 2008. As seguradoras estão registrando perdas com ativos financeiros e elevação do índice de sinistralidade com as catástrofes naturais, principalmente com os furacões Ike e Gustav, com estimativas de custos de US$ 20 bilhões. Conseqüentemente, a tendência é de agravamento dos preços para recuperar a rentabilidade reduzida pelos fracos resultados de subscrição, perda com investimentos e aumento das indenizações. Quase que por unanimidade, os gerentes de riscos acreditam que os preços começarão a subir rapidamente, em razão do caos da economia mundial, agravando-se em 2009 pela recessão em vários países. De acordo com a pesquisa, a média de prêmios de responsabilidade civil no trimestre caiu 9,6%. Em bens patrimoniais, a queda foi de 8,5%. Em directors & officers (D&O), os prêmios recuaram 2,1%. No entanto, excluindo-se as empresas financeiras e imobiliárias que são as mais atingidas pela crise subprime, o D&O registrou queda média de 7,4%. A pesquisa completa pode ser vista no site www.rims.org/benchmark (Fenaseg Online)