Fundos de previdência ganham novo plano de contas para 2010

O Conselho de Gestão de Previdência Complementar (CGPC) aprovou noinício desta semana, a resolução que define o novo Plano de Contas para asentidades fechadas de previdência complementar (EFPC). Os fundos de pensão terão prazo até 31 de dezembro de 2009 para adequarem seus sistemas e bases operacionais, além de treinarem seus funcionários. A novaregra entrará em vigor em primeiro de janeiro de 2010. Esse é também o prazopara a adaptação do sistema de captação de dados da própria Secretaria de Previdência Complementar (SPC), por meio do Portal SPC. Segundo a secretaria, as mudanças das normas são necessárias pelo fato de aprevidência complementar fechada no Brasil estar passando por um grande crescimento nos últimos anos, exigindo esforços de regulação para promover aatualização das normas contábeis. Umas das diretrizes estabelecidas para o novo plano de contas vai permitir oaumento da visibilidade e transparência das operações, com foco maior no planode benefícios, além de proporcionar informações precisas e simplificadas paraos participantes das EFPC. A Resolução também busca alinhar a contabilidade dos fundos de pensão brasileirosàs normas internacionais. Segundo a Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), a redução do patrimônio dos fundos, em 2008, não pode ser vista como uma perda irrecuperável, até porque os fundos de pensão, estão posicionados narenda variável em ações de empresas consistentes. Assim, no momento em que acrise tiver sinais de melhora, as chances de uma recuperação é grande, pois osfundos de pensão são investimentos para longo prazo. Fonte: DCI