Projeto Tô Seguro aprovado pela OIT vai beneficiar Morro Dona Marta

"Este é um fato inédito no nosso mercado e merece ser comemorado". Assim o presidente da CNSeg, João Elisio Ferraz de Campos, se manifestou logo após assinar o contrato para a implantação do Projeto Educaçao do Consumidor de Microsseguro, "Tô Seguro" .  O projeto foi aprovado pela OIT, por meio de sua Microinsurance Innovation Facility of the International Labour Office, e terá como plano-piloto a comunidade do Morro de Dona Marta, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Cerca de 6.300 pessoas deverão ser beneficiadas, ou seja, 70% da população local. O  projeto está avaliado em 500 mil dólares, dos quais 350 mil serão doados pela OIT.  Ele visar conscientizar e despertar o interesse em seguro, como uma ferramenta eficiente para evitar e mitigar riscos, ajudando os beneficiários a agirem conforme seu conhecimento adquirido sobre seguro. Sua implantação será feita em parceria com o Instituto de  Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS). A CNSeg está buscando , por meio do Banco Mundial, interessado também pela implantação desse projeto, doações para fazer face a nossa participação, esclareceu o presidente  da CNSeg. Durante 16 meses um grupo de profissionais especializados em ações de conscientização interativa e aprendizado participativo vai trabalhar no Morro Dona Marta, que vem sendo alvo da experiência pioneira, até agora  avaliada positivamente, de ocupação social pelo governo do Estado do Rio de Janeiro.   O trabalho será feito por etapas. O primeiro passo será conhecer melhor a comunidade, fazer um levantamento do seu perfil sócio econômico, por meio de pesquisa de campo, com visita domiciliar. Isso permitirá, por exemplo, mapear os riscos a que seus habitantes estão expostos, e , também, o seu nivel de entendimento sobre seguro. A partir dessas informações será possível então elaborar um plano de ações. Entre outras iniciativas, está prevista a instalação no Morro Dona Marta de um quiosque para fornecer aos moradores informações sobre microsseguro e efetuar vendas de produtos para potenciais segurados. A equipe de trabalho utilizará recursos audiovisuais, como cinema, teatro, rádio, cartazes, panfletos, entre outros. A presença do morador da comunidade nos trabalhos será uma constante. "Queremos divulgar nossa mensagem utilizando a linguagem da própria comunidade, e, para isso, a participação dos moradores nas ações é fundamental", disse Manoel Thedim,  diretor executivo  do   IETS, que participou do ato de assinatura do projeto. Todo esse processo será objeto de avaliação permanente a fim de se medir os efeitos da aplicação das ações de educação e comunicação sobre a comunidade. Todas as ações serão realizadas com a participação de gente da comunidade. A expectativa da CNSeg é de que o projeto venha contribuir para o aperfeiçoamento de  produtos e de mecanismos de venda e para reduzir a vulnerabilidade de milhões de famílias em relação a eventos seguráveis. Ao seu final, será desenvolvida uma metodologia de educação para o consumidor que será colocada à disposição das seguradoras pela CNSeg.  Também estavam presentes à cerimômia Daniel Souza, membro do IETS, os diretores executivos da FenSeg, Neival Rodrigues Freitas, e da FenaCap, Helio Portocarrero, e os diretores executivos da CNSeg, Maria Elena Bidino, Sergio Duque Estrada e Ronaldo Youle, e o consultorJosé Arnaldo Rossi. Fonte: Fenaseg