Mercado financeiro prevê inflação de 4,5% e Selic em 10,75% em 2010

O mercado financeiro manteve a projeção de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano em linha com a projeção oficial: ou seja, em 4,5%, o centro da meta para este ano. A meta pode variar em dois pontos percentuais para mais ou para menos, oscilando de 2,5% a 6,5%, na prática. A estimativa consta do boletim Focus, publicação semanal do Banco Central (BC), elaborada com base em projeções dos analistas do mercado financeiro para os principais indicadores da economia. No caso da Selic, principal instrumento da política monetária para perseguir a meta de inflação, a taxa básica de juros, atualmente está em 8,75% ao ano, deve ter algum avanço e alcançar 10,75% ao ano até dezembro. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), indicador de inflação medido pela Fundação Getulio Vargas, a projeção caiu de 4,50% para 4,43% em 2010. A expectativa para os preços administrados, neste ano, foi mantida em 3,5%. Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento e transporte urbano coletivo. Fonte: Fenaseg