Vendas de varejo mantêm reação e sobem pelo sétimo mês seguido

As vendas no varejo brasileiro mantiveram a trajetória positiva pelo sétimo mês consecutivo em novembro na comparação com o mês anterior, avançando 1,1%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com novembro de 2008, a alta atingiu 8,7%. Na comparação mensal, sete dos 10 setores tiveram aumento das vendas, sob a liderança de móveis e eletrodomésticos (5,9%); material de construção (2,7%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,9%). Na comparação com novembro do ano anterior, todas as atividades reagiram, "destacando-se com as maiores taxas de desempenho justamente as que mais se retraíram com os impactos iniciais da crise financeira internacional". Entre as principais altas, veículos e motos, partes e peças (37,1%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (19,2%) e móveis e eletrodomésticos (13,9%). Fonte: Fenaseg