Taxa de desemprego em dezembro recua para piso da série histórica do IBGE

A taxa de desemprego no País em dezembro retomou o menor patamar desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ficou em 6,8% em dezembro, abaixo dos 7,4% de novembro, igualando-se à leitura de dezembro de 2008, a menor da série iniciada em 2002. Apesar disso, a taxa de desemprego média no ano passado foi de 8,1%, contra 7,9% em 2008. Em dezembro, o contingente de pessoas ocupadas totalizou 21,815 milhões, alta de 1% sobre novembro e de 1,4% sobre mesmo mês de 2008. Ao passo que 1,592 milhão estavam desocupadas, queda de 7,1% mês a mês e avanço de 1,6% na comparação anual. Segundo o IBGE, o número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado avançou 1,5% em dezembro ante novembro e ficou estável ano a ano. Em relação ao rendimento médio do trabalhador, este caiu 0,9% no mês passado sobre novembro e subiu 0,7% ante o ano anterior, R$ 1.344,40. Em 2009, o rendimento médio cresceu 3,2%, para R$ 1.350,33. Em 2008, a alta havia sido ligeiramente maior, de 3,4%. Fonte: Fenaseg