Pesquisa precede plano de ação de proteção do consumidor de seguros

Ele será oferecido ao mercado para adaptações de suas práticas comerciais. A perspectiva, considerando-se dados do estudo, é de que os termos do contrato de seguro sejam simplificados. A maioria do mercado está de acordo que as informações escritas não permitem a compra de seguro de maneira consciente, tendo em vista que sua linguagem técnica e jurídica confunde o consumidor, segundo 69% dos participantes da enquete.Convencidos de que os consumidores desconhecem direitos básicos na contratação de seguros, como a garantia de cancelar a compra em até sete dias, os participantes da pesquisa são favoráveis a uma série de ações para ampliar a compreensão dos clientes, como um guia com 10 ou 15 informações essenciais sobre os seguros adquiridos (77% dos consultados) ou medidas que promovam um aprendizado contínuo da matéria, como cartilha sobre o Código de Defesa do Consumidor e suas implicações nas operações de seguros, previdência e capitalização e a divulgação de modelos de "perguntas e respostas" sobre seguros e produtos massificados em sites e outros canais de comunicação.Na área de atendimento ao consumidor, o mercado concorda que a divulgação da existência dos diversos canais precisa ser melhorada, e o consenso é de que todos os documentos enviados pelas seguradoras aos clientes devem listá-los (81% dos participantes). A pesquisa indicou ainda que o treinamento dos funcionários sobre direitos dos consumidores também é estratégico no aperfeiçoamento das relações entre seguradoras e clientes (92%).O plano de ação do mercado, além de dados da pesquisa online, poderá englobar as principais conclusões apresentadas pelos palestrantes e participantes da Conferência. Este encontro - que recebeu cerca de 250 inscrições - discutiu, entre outros tópicos, "a informação como elemento fundamental para a proteção do consumidor de seguro" e "estratégias para evitar e resolver os conflitos entre consumidores e seguradoras".Fonte: Portal Viver Seguro