Inflação pelo IGP-M apresenta desaceleração na segunda prévia do mês

A inflação, medida pelo Índice Geral de Preços– Mercado (IGP-M), avançou 0,63% na segunda prévia de janeiro. O resultado, divulgado hoje pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra uma desaceleração no indicador- no mesmo período de dezembro, a alta fora de 0,75%. Nos últimos doze meses, o IGP-M acumula elevação de 11,33%. O indicador é usado como referência para reajustes de contratos de aluguel. Dos três componentes do IGP-M, apenas o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou aumento, de 0,81% para 0,85%. A elevação foi puxada pelos grupos educação, leitura e recreação (de 0,36% para 1,54%) e transportes (de 0,51% para 1,24%). Já  Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu também menos, de 0,77% para 0,60%. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) retrocedeu de 0,51% para 0,38%.Para calcular a segunda prévia do IGP-M de janeiro, a FGV coletou dados entre os dias 21 de dezembro e 10 de janeiro.

Fonte: Portal Viver Seguro