Morre Raphael de Almeida Magalhães, ex-presidente da Fenaseg e ex-ministro

Ex-presidente da Fenaseg entre 1971 e 1974, ministro da Previdência Social (1986 e 1987) no governo do presidente José Sarney e vice-governador do extinto Estado da Guanabara, o advogado Raphael de Almeida Magalhães, de 80 anos, faleceu na noite de sábado, vítima de mal súbito, em sua residência no Alto da Boa Vista, no Rio. Mineiro-  nasceu em Belo Horizonte- Raphael de Almeida Magalhães foi velado no Memorial do Carmo, no Cemitério do Caju, e terá o corpo cremado nesta segunda-feira. O ex-ministro participava atualmene da equipe de conselheiros do grupo EBX, do empresário Eike Batista.

Além de presidente da Fenaseg, Raphael de Almeida Magalhães, foi vice-presidente da seguradora Atlântica (que depois se tornaria do Grupo Bradesco) em 1971. Raphael de Almeida Magalhães publicou, em 1997, o livro "O Mercado de Seguros no Brasil", com prefácio de José Américo Peon de Sá, defendendo, entre outras teses, o fim da obrigatoriedade da corretagem de seguros.

Rafhael de Almeida Magalhães fez história no mercado de seguros. Ao contrário de seus antecessores, foi o primeiro presidente da entidade que não era oriundo do mercado. Político nato, ele encabeçou o movimento em prol da redução do número de seguradoras, via fusões e incorporações, como caminho para o fortalecimento do mercado; a flexibilização das normas de formação de reservas técnicas; liberdade de aplicação desses recursos, respeitando-se critérios de segurança e liquidez; alteração nos limites operacionais e de retenção; modermização das práticas comerciais, incluindo-se aí a utilização de computadores na emissão de bilhetes e máquinas de venda de seguros em aeroportos. De imediato, apoiou a criação da Funenseg, em julho de 1971, tendo em vista a necessidade de dar melhor preparação aos profissionais do mercado.

Fonte: Portal Viver Seguro