Porto Aluguel News mostra diferenças entre as garantias locatícias

A nona edição do Porto Aluguel News, informativo eletrônico do Porto Seguro Aluguel, destaca as principais diferenças entre seguro-fiança, fiador e caução (depósito), além de garantias locatícias tradicionais no mercado de aluguéis. As características de cada modalidade são explicadas pelo especialista em locação imobiliária Hilton Pecorari Batista, que também traça projeções para as respectivas alternativas. A newsletter pode ser acessada pelo site www.portoseguro.com.br/aluguel, no menu ‘Porto Aluguel News’ (à esquerda da página).

“A tendência é que o seguro cresça e haja queda da opção pelo fiador”, aponta Batista. “Isso ocorre porque as pessoas não estão mais dispostas a prestar esse tipo de ‘favor’. Além disso, nas grandes cidades torna-se difícil encontrar um fiador, devido à falta de vínculos mais estreitos entre as pessoas. Já o depósito é uma garantia ‘fraca’, pois assegura apenas três aluguéis. E o tempo para retomada de um imóvel pode ser bem maior. Todos esses fatores fortalecem a preferência pelo seguro”, explica o especialista.
Em entrevista, Batista detalha como ocorre o reembolso de aluguéis atrasados em cada garantia. Segundo ele, nas locações cobertas por seguro-fiança, o proprietário do imóvel recebe os valores pendentes em até 60 dias após a comunicação da inadimplência à seguradora, que geralmente ocorre depois do vencimento do segundo aluguel em atraso. Já com o fiador ou a caução, é necessário comunicar a um advogado para que entre com uma ação de execução da dívida e retomada do imóvel, o que pode levar de 12 a 14 meses.

Outros destaques da edição
O Porto Aluguel News também destaca em sua nona edição as iniciativas do Porto Seguro Aluguel para ampliar o conhecimento dos corretores sobre os diferenciais do seguro-fiança locatícia. No editorial, o diretor do produto, Edson Frizzarim, informa que no primeiro semestre de 2011 foram realizadas cerca de 26 palestras para imobiliárias e 38 treinamentos para corretores. Ao longo de 2010, houve 452 encontros.

“Esses eventos são direcionados para corretores, imobiliárias (e seus funcionários) e até mesmo para clientes, levamos para diversas regiões do País”, comenta Frizzarim. A newsletter traz ainda um exemplo prático de como o seguro-fiança evitou transtornos entre proprietário e inquilinos, em um momento de “aperto” nas finanças dos locatários, e dados das principais entidades que monitoram o mercado de locação imobiliária.

Fonte: RAF Comunicação