Presidente da CNseg enfatiza a importância do atuário durante abertura do 2º ENA

Ao abrir o 2º Encontro Nacional de Atuários ontem de manhã, o presidente da CNseg, Jorge Hilário Gouvêa Vieira, manifestou seu imenso prazer em ver o fortalecimento ocorrido na profissão de atuário nas últimas décadas.”Tenho uma alegria em ver esta profissão tão importante para o mercado de seguros se desenvolver e agora discutir seus problemas”, assinalou ele para uma plateia estimada em 350 pessoas presentes no 2º ENA, evento de dois dias organizado pela CNseg, com apoio da Escola Nacional de Seguros, no Rio de Janeiro, a partir desta terça-feira.

Ele lembrou que, em 1985, quando estava à frente do IRB Brasil Re e do CNSP, a atuária tinha pouco uso para o mercado de então, em virtude de um quadro macroeconômico francamente desfavorável para o setor, que lutava para não ser destruído pela elevada inflação. “As altas taxas de inflação destruíam a indústria de seguros, a técnica de seguros, at odos os estudos e a qualquer princípio atuarial”.  Sobretudo porque a  inflação conviveu durante anos sem a correção monetária, tornando o seguro uma obra de ficção.

A correção monetária, primeiro, e depois a sonhada estabilidade da moeda, a partir do advento do Real, garantiram o retorno da técnica de seguros e um papel cada vez mais importante para os atuários. “A pujança e a confiabilidade do mercado em muito se devem ao trabalho dos atuários”, finalizou ele, sob aplausos.

O 2º ENA discutirá uma pauta temática notadamente técnica em seus dois dias de debates, como teste de adequação de passivos, solvência, risco de subscrição em vida e previdência, a experiência europeia de solvência, entre outros tópicos.

Além de técnicos da Susep e da ANS, o encontro reúne, entre os palestrantes, especialistas estrangeiros encarregados de avaliar as regras de solvência nos principais mercados de seguros.
O 2º ENA aconte hoje e amanhã no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro.

Fonte: Portal Viver Seguro