Ventos atingem 90 km/h no interior de SP. Chuvas caem em boa parte do País

De acordo com os meteorologistas da SOMAR, um sistema frontal composto por um ciclone extratropical sobre a costa da Região Sul e uma frente fria no Sudeste estão causando chuva e vento forte em boa parte do País. No Estado de São Paulo, o temporal causou estragos na capital e em várias cidades do interior, como Ribeirão Preto, Araçatuba, São José do Rio Preto, Campinas, Araraquara, Piracicaba e Taquaritinga. Várias árvores caíram e houve falta de energia elétrica em todas as localidades. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a maior rajada foi observada em Pradópolis, no norte do Estado, chegando aos 90km/h às 19h de ontem. Na Grande São Paulo, as rajadas oscilaram em torno dos 70km/h.

No sul da Bahia, a chuva forte gerada por uma área de instabilidade chamada Vórtice Ciclônico deu uma trégua. Entretanto, os transtornos começaram a aparecer. Em Camacã, dezenas de famílias tiveram que abandonar suas casas. Houve registrou de deslizamento e queda de árvores na região. Em Una, em apenas 24 horas (ao longo desta terça-feira), o acumulado de chuva chegou a 142mm, quase alcançando o normal para todo o mês de outubro, que é de 155mm.

Em Manaus, a chuva da tarde de ontem veio acompanhada de um fenômeno raro na região: granizo. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, por conta das elevadas temperaturas na Amazônia, a chuva de granizo é difícil de acontecer. Normalmente, o gelo derrete durante a queda. Entretanto, em anos com influência do fenômeno La Niña toda a atmosfera resfria-se, fazendo com que o fenômeno do granizo seja mais comuns em localidades consideradas quentes, como Manaus e as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Fonte: Portal Viver Seguro