Marítima Seguros anuncia parceria tecnológica com TIVIT e SAP. Plataforma operacional será renovada em três anos

A Marítima Seguros, uma das maiores companhias brasileiras do setor, acaba de fechar contrato
com a SAP e TIVIT. O acordo, que tem como objetivo integrar toda a plataforma operacional da
empresa, prevê duas ondas de implementação. A primeira, já em andamento, contempla a migração
do sistema de gestão para o SAP ERP e a implementação de dois sistemas especialistas
relacionados aos processos de cobrança e pagamentos (SAP Collections & Disbursements) e gestão
de sinistros (FS-Claims Management). Na segunda fase, os sistemas legados da companhia
serão padronizados na plataforma SAP.

Para a realização deste projeto, a Marítima contará com a TIVIT, que atuará desde a implementação
do sistema, a revisão e o redesenho dos processos até a gestão de mudanças e a
sustentação operacional. O contrato contempla também a terceirização da infraestrutura que
suportará o sistema, sendo a TIVIT responsável pela gestão do ambiente a partir de seus dois
data centers.

A oferta integrada de Sistemas Aplicativos e Infraestrutura de TI e sua capacidade técnica,
porte, flexibilidade comercial e histórico de relacionamento com a Marítima, fizeram da TIVIT o
parceiro ideal para o projeto, juntamente com a SAP. “Esse acordo nos consolida no mercado de
seguros, que é muito promissor e um alvo importante dentro da nossa estratégia de crescimento”,
afirma José Gadanha, vice-presidente de Sistemas Aplicativos da TIVIT.

O gerente de desenvolvimento de negócios para o setor de seguros da SAP Brasil, Ismael Nieto,
lembra que o contrato é um marco também para a companhia na América Latina. “É o primeiro
cliente regional a optar pela solução completa de seguros. Em menos de três anos, toda a
operação deles estará baseada na plataforma SAP”, ressalta.

O executivo lembra ainda que a companhia é o primeiro cliente da área financeira a adquirir
soluções baseadas no SAP HANA, solução para análise de informações com recursos de
computação em memória. “O uso do SAP HANA vai permitir que os executivos da Marítima analisem
seus principais indicadores de negócio em tempo real. Com a busca de excelência, a expectativa é
reduzir as despesas administrativas para menos que a média do mercado e investir a diferença
no próprio negócio”, explica Nieto.

De acordo com o diretor executivo da Marítima, Milton Bellizia, a SAP e a TIVIT foram escolhidas por suas estruturas de atendimento e pela estratégia que vêm adotando junto ao setor de seguros. “Dada a inovação tecnológica com relação às soluções de seguros da SAP para o mercado brasileiro e o conhecimento da TIVIT em projetos de alta complexidade, foi fundamental a escolha desses dois parceiros para esta iniciativa. Além disso, ambos contam com experiência em projetos desta natureza já realizados para outras indústrias”, conta Bellizia.

O diretor executivo afirma que, com a padronização, a Marítima deve ganhar em eficiência, melhorando o time to market e elevando o nível de governança corporativa, além de reduzir os riscos operacionais relativos à plataforma tecnológica. “Centralizando tudo em uma única plataforma, passamos a contar com mais integração e padronização, reduzindo tremendamente o custo de propriedade tecnológica”, garante.

Conforme Bellizia, o momento é de mudanças na companhia. “A transformação organizacional e de processos é uma das premissas chave do projeto. As melhores práticas do mercado segurador, incorporadas nos processos do SAP, e o apoio técnico do time de projetos da TIVIT são valores agregados a serem percebidos pela Marítima”, diz.

IMPLEMENTAÇÃO

Sobre as ondas de implementação, Ismael Nieto, da SAP, lembra que a primeira tem início este ano, sendo que o kick-off do projeto foi realizado no início de outubro. “A implementação do SAP ERP e dos sistemas de cobrança e pagamentos, e gestão de sinistros levarão 18 meses. Eles entram em operação em janeiro de 2013”, afirma. Na mesma época começa a segunda fase, com a substituição dos sistemas legados por soluções SAP para seguradoras. “Em três anos, a Marítima Seguros terá nossa solução completa”, ressalta, lembrando que inicialmente, as operações de seguro saúde não entram no plano.

A SAP será a responsável pelo fornecimento do software e pelo processo de gestão de qualidade, validando todos os processos anteriores à implementação. Esta será realizada pela TIVIT, que também será a responsável pela sustentação da solução, em que os processos serão redesenhados e customizados para a Marítima. “Para a TIVIT, essa é uma grande oportunidade de comprovarmos, mais uma vez, nossa capacidade de atender diferentes verticais, sempre com os mais elevados níveis de SLA, excelência operacional e alto nível técnico”, completa José Gadanha, da TIVIT.

A expectativa da Marítima é que a migração aconteça com o menor nível de riscos possível. “Pretendemos adotar uma estratégia de convivência entre os sistemas SAP e os atuais aplicativos para mitigar os riscos de migração. Este modelo irá requerer maior intensidade de integrações. Esperam-se também grandes esforços no saneamento e complementação de informações, por isso fechamos contrato com a TIVIT e a SAP”, conclui Bellizia.

SOBRE A MARÍTIMA SEGUROS

Fundada em 1943 na cidade de Santos, a Marítima Seguros está entre os maiores grupos empresariais atuante nos segmento no Brasil. Conta, atualmente, com mais de 780 mil segurados nos ramos de Automóveis, Saúde, Pessoas e Riscos Especiais. Com uma estrutura de capital fechado, o grupo é formado pelas empresas Marítima Seguros e Marítima Saúde Seguros. Sua rede conta com 52 unidades nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará e Goiás.

SOBRE A SAP

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 176 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da Sybase) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade.

SOBRE A TIVIT

A TIVIT, empresa líder em serviços integrados de TI e BPO na América Latina, tem seu portfólio organizado em três grandes áreas de negócios: Infraestrutura de TI, Sistemas Aplicativos e BPO. Atualmente, possui 19 unidades, localizadas nas principais regiões do Brasil, e uma extensa infraestrutura que permite segurança da informação. A TIVIT faz a gestão de operações estratégicas e vitais para os negócios de seus clientes, que incluem 300 das 500 maiores empresas brasileiras. A companhia presta serviços para grandes bancos, seguradoras, empresas de cartões de crédito, indústrias de manufatura, concessionárias de serviços públicos e varejo.

Fonte: Noticenter